Aí está novo "match point" azul e branco. O F. C. Porto pode sagrar-se hoje campeão nacional 2021/22 e até conta com dois resultados possíveis para lançar a festa em pleno Estádio da Luz (18 horas, BTV).
Corpo do artigo
A equipa de Sérgio Conceição está a um empate ou uma vitória de recuperar as insígnias e, mesmo que seja derrotada pelo Benfica, ainda pode acabar a noite a celebrar, caso o Sporting não vença, a partir das 20.30 horas, no terreno do Portimonense. Ainda que as águias já não lutem por qualquer objetivo desportivo - têm o terceiro lugar garantido -, o clássico é de alto risco, com a Polícia de Segurança Pública a montar um dispositivo de segurança que abrange as duas maiores cidades do país.
Quase dois anos depois de uma celebração travada pelas medidas de combate à covid-19, a 15 de junho de 2020, os adeptos portistas podem soltar hoje a voz e invadir as ruas, e a Polícia de Segurança Pública (PSP) já fez saber que vai reforçar os meios em zonas sensíveis de Lisboa. Além do acompanhamento dos 3250 adeptos que têm bilhete para assistir ao jogo, a PSP já fez saber que estará em força na Avenida da República, local onde se situa a casa do F. C. Porto da capital e, também, na Praça do Marquês, local onde, habitualmente, fazem a festa os adeptos do Benfica e do Sporting.
Dragão e Aliados prontos
O facto de o título ainda não estar assegurado faz com que o F. C. Porto mantenha os planos no segredo dos deuses, mas as celebrações, que se espalharão por todo o país, têm dois lugares reservados na Cidade Invicta. A começar pelo Estádio do Dragão, para onde se vão deslocar, seguramente, muitos adeptos que querem receber a equipa quando esta chegar de Lisboa e, claro, a Avenida dos Aliados, local mais emblemático de todas as festas azuis e brancas. O trânsito estará condicionado [ver breve na página ao lado], mas com o fim das restrições impostas pela pandemia não se repetirão as cenas de 2020, quando a PSP impediu todos os ajuntamentos.
Sem festa na televisão
Onze anos depois, o F. C. Porto pode voltar a sagrar-se campeão em pleno Estádio da Luz, mas, ao contrário do que aconteceu em 2010/11, a eventual celebração azul e branca no relvado não terá direito a transmissão televisiva. A BTV, canal que é propriedade da SAD benfiquista, tem os direitos dos jogos em casa da equipa treinada por Nélson Veríssimo e não estenderá a emissão para lá do apito final do árbitro.
Segundo apurou o JN, a SportTV (que transmite os restantes jogos da Liga) fez um pedido formal à BTV para a cedência do sinal, de forma a poder mostrar imagens da eventual festa portista no recinto do Benfica, mas o pedido terá sido recusado e, por isso, apenas as celebrações no exterior do recinto encarnado terão diretos nas mais diversas TV nacionais.
Existe a possibilidade de a decisão do título ficar adiada para a última jornada. Uma vitória do Benfica aliada a um triunfo do Sporting no terreno do Portimonense, leva a luta entre dragões e leões até ao próximo fim de semana, com o F. C. Porto a receber o Estoril e o Sporting a jogar com o Santa Clara em Alvalade.