Campeões vão ao Minho, já depois de Benfica e Sporting jogarem. Foco no triunfo, antes do clássico com os leões.
Corpo do artigo
O F. C. Porto será o último dos três grandes a entrar em ação na segunda jornada do campeonato. Os dragões jogam no domingo, no reduto do Vizela, já depois dos encontros da véspera de Benfica e Sporting, frente a Casa Pia e a Rio Ave, respetivamente.
Para os portistas, vencer em Vizela, independentemente dos resultados dos rivais lisboetas, significará não só manter a toada totalmente vitoriosa de início de temporada, como também garantirá que, na ronda seguinte (sábado, dia 20, às 20.30 horas), receberão o Sporting, no primeiro clássico da época, em vantagem pontual na classificação. E isso, mesmo numa fase tão precoce da competição, é sempre relevante.
Apesar do sossego habitual do município vizelense, conhecido pelos benefícios das seculares águas termais, o F. C. Porto não deverá ter um final de tarde de domingo muito relaxado. O Vizela, que continua a ser orientado por Álvaro Pacheco, entrou bem na Liga, ao vencer (1-0) na visita ao Rio Ave. Os minhotos vão querer dar sequência a este resultado, na mira de protagonizar um percurso menos aflitivo, em comparação com o da época passada.
Já os campeões nacionais, no dia em que Sérgio Conceição atingirá a marca dos 300 jogos como treinador na Liga, tentarão somar a terceira vitória da época, após os convincentes triunfos frente a Tondela (3-0), para a Supertaça, e com o Marítimo (5-1), na primeira jornada do campeonato. Um saldo favorável de 8-1 em golos, a juntar aos dois êxitos, numa entrada em 2022/23 a mostrar já o potencial da equipa, apesar de algumas saídas importantes verificadas no defeso.
Na época passada, que significou o regresso do Vizela à Liga após um interregno de 37 anos, o F. C. Porto venceu por duas vezes no reduto dos minhotos: primeiro para o campeonato (4-0), seguindo-se uma vitória, por 3-1, para a Taça de Portugal. Já o primeiro Vizela-F. C. Porto (1984/85), que foi disputado em Guimarães, ficou 0-0.
Vizela-F. C. Porto
A subir
Taremi, já com quatro golos esta época, é a principal arma ofensiva do F. C. Porto na busca do triunfo.
Sérgio Conceição, técnico portista, já conta com Otávio e David Carmo após cumprirem castigos.
O Vizela venceu em Vila do Conde, no início da Liga, e recebe o primeiro grande muito motivado.
A descer
O campeão está pressionado a vencer, para receber de certeza o Sporting em vantagem pontual, na próxima jornada da Liga.
O F. C. Porto venceu os três jogos que realizou com o Vizela, em 2021/22, mas sofreu três golos.
Quatro lesionados no Vizela, entre os quais o experiente médio Claudemir.
A figura em destaque
Petit
Boavista
Treinador
45 anos
Apesar de várias ausências nas opções, devido à impossibilidade de utilizar já os reforços, Petit conduziu o Boavista à vitória no reduto do Portimonense. Estreia feliz dos axadrezados na Liga 2022/23, com a equipa a gerir bem o golo apontado cedo por Yusupha. Após o 12.o lugar na última temporada, o emblema do Bessa aspira a melhorar a classificação e, antes da receção ao Benfica, na quarta jornada, poderá aproveitar o calendário relativamente acessível (recebe o Santa Clara e visita o Casa Pia) para tentar somar o maior número de pontos possível no arranque do campeonato.