O F. C. Porto anunciou, este sábado, o lançamento de um novo empréstimo obrigacionista destinado ao público, com um valor nominal global de 30 milhões de euros, que poderá ser aumentado, dependendo da procura, até 27 de novembro. A taxa de juro proposta é de 5,25% ao ano.
Corpo do artigo
A oferta pública de subscrição é designada "F. C. Porto SAD 2024-2027" e vai decorrer entre as 8.30 horas da próxima segunda-feira até às 15 horas de 29 de novembro.
Segundo a informação divulgada pelos dragões, o valor nominal global inicial é de até 30 milhões de euros e poderá ser aumentado até 27 de novembro, sendo que a subscrição mínima é de 2500 euros, o que corresponde a 500 obrigações, com o valor nominal de cinco euros.
Os azuis e brancos destacam, ainda, que as ordens de subscrição devidamente validadas estarão "sujeitas aos critérios de alocação de ordens e de rateio aplicáveis caso a procura seja superior à oferta".
Este anúncio surge dois dias depois de a SAD do F. C. Porto ter concretizado o maior empréstimo de sempre do futebol português, num valor de 115 milhões de euros, contraído junto de investidores institucionais dos Estados Unidos, com uma taxa fixa anual de 5,62% e um prazo de vencimento de 25 anos.
A operação foi comunicada, na passada quinta-feira, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e servirá, segundo já noticiou o JN, para pagar parte do passivo da SAD e dívidas a fornecedores e clubes, que vieram da administração anterior, bem como reembolsar financiamentos atuais que têm prazos mais curtos e taxas de juro mais elevadas.
Este empréstimo foi considerado, por André Villas-Boas, como um "passo histórico" para o F. C. Porto, como pode recordar neste artigo, sendo que o administrador financeiro da SAD, Pereira da Costa, explicou os pormenores da operação.
Este novo empréstimo obrigacionista do F. C. Porto junta-se, assim, a oito operações idênticas levadas a cabo pelos principais clubes portugueses, que acumulam um total de 470 milhões de euros em obrigações, como pode verificar neste artigo do Jornal de Notícias.