Um desaire pela diferença mínima, depois de um sensacional 3-1 caseiro, é tudo o que o F.C. Porto precisa terça-feira em Munique para afastar o Bayern e somar a sétima meia-final europeia da sua história futebolística.
Corpo do artigo
A formação 'azul e branca' já esteve por seis vezes na 'antecâmara' da final, a primeira vez em 1983/84, na extinta Taça das Taças, e a última há quatro anos, em 2010/11, na Liga Europa, que conquistou numa final com o Sporting de Braga.
Mesmo acedendo às meias-finais da edição 2014/15 da Liga dos Campeões, o FC Porto ainda ficará muito distante da liderança do 'ranking' português, que pertence ao Benfica, já 14 vezes semifinalista das taças europeias.
No que respeita à principal competição de clubes, os dragões perdem por 8-3 com os 'encarnados', mas foram a única equipa a chegar às meias-finais na 'era Champions': conseguiram-no duas vezes, em 1993/94 e 2003/04.
Caso atinja as meias-finais, o F.C. Porto tem todas as razões para sonhar, já que ultrapassou todas as eliminatórias nesta fase que disputou a duas mãos, rumo a quatro troféus (Liga dos Campeões, Taça dos Campeões, Taça UEFA e Liga Europa).
Em 1993/94, as meias-finais foram disputadas a um só jogo, na casa dos vencedores dos grupos da fase anterior, e os 'dragões' foram derrotados em Nou Camp, onde o FC Barcelona venceu de forma clara por 3-0.
Foi a exceção, pois o F.C. Porto ultrapassou todas as outras meias-finais, a primeira em 1983/84, na Taça das Taças, face aos escoceses do Aberdeen, batidos com dois triunfos por 1-0, selados por Gomes (em casa) e Vermelhinho (fora).
Três anos depois, os 'azuis e brancos' disputaram o acesso à final da Taça dos Campões com os então soviéticos do Dínamo de Kiev e também ganharam os dois encontros e ambos pelo mesmo resultado, desta vez por 2-1 -- Futre e André faturaram nas Antas e Celso e Gomes na agora capital da Ucrânia.
Depois do desaire com o 'Barça', em 1993/94, o F.C. Porto voltou a uma meia-final em 2002/2003, na Taça UEFA, e superou a Lazio, com um grande jogo nas Antas, onde venceu por 4-1, para, depois, empatar a zero no Olímpico de Roma.
Na época seguinte, na Liga dos Campeões, a formação portista teve pela frente o Deportivo, que surpreendentemente eliminara um 'super' AC Milan, e passou, com um 0-0 em casa e um 1-0 na Corunha, selado por Derlei.
Em 2010/11, na que é ainda a sua última meia-final, na Liga Europa, o FC Porto arrasou o Villarreal logo na primeira mão, ao golear no Dragão por 5-1. Na segunda mão, 'deu-se ao luxo' de perder por 3-2, sempre com a eliminatória controlada.
Caso volte a uma meia-final, o F.C. Porto passará a contar sete e o futebol português 26, sendo que, em 2010/11, uma foi totalmente lusa, entre o Sporting de Braga e o Benfica -- ganharam os "arsenalistas" (1-0 em casa, após 1-2 fora).
Nas duas últimas épocas, o Benfica esteve nas meias-finais da Liga Europa e seguiu em frente, ao ultrapassar Fenerbahçe e Juventus, respetivamente, para, na final, cair face ao Chelsea, nos descontos, e ao Sevilha, nos penáltis.
Além de portistas e benfiquistas, também o Sporting (quatro vezes), o Boavista (uma) e o Sporting de Braga (uma) estiveram em meias-finais europeias.