Um escaldante duelo entre Rafael Nadal e Alexander Zverev é o prato forte da ronda inaugural do torneio de Roland Garros, o segundo Major da temporada, cujo quadro principal arranca no próximo dia 26 de maio. O português Nuno Borges estreia-se frente ao checo Thomas Machac.
Corpo do artigo
O presumível adeus de Rafael Nadal a Roland Garros, torneio que conquistou por 14 vezes, tem como ponto de partida uma autêntica prova de fogo. O tenista espanhol, de 37 anos, atualmente no remoto lugar 276 do ranking ATP, consequência dos problemas físicos que o vêm apoquentando nos últimos meses, acedeu diretamente ao quadro principal do torneio francês graças ao ranking protegido, medida que visa salvaguardar os atletas afastados do circuito profissional durante um largo período. Isso deixava antever um sorteio complicado para Nadal, o que veio a confirmar-se.
O espanhol vai jogar a primeira eliminatória em Paris frente ao alemão Alexander Zverev, atual número 4 mundial, que vem de conquistar o Masters 1000 de Roma. Será um reencontro emotivo dos dois tenistas em Roland Garros, onde jogaram pela última vez em 2022, numa meia-final marcada pela lesão grave do germânico, que se viu forçado a desistir do encontro.
Num hipotético trajeto até à final, Nadal poderia ter que ultrapassar três tenistas do top 10 mundial, Alexander Zverev (4.º), Daniil Medvedev (5.º) e Novak Djokovic (1.º), com quem poderá cruzar-se apenas nas meias-finais. No outro lado do sorteio ficaram nomes importantes como Jannik Sinner (2.º), Carlos Alcaraz (3.º), Andrey Rublev (6.º) ou Stefanos Tsitsipas (9.º).
Djokovic estreia-se frente ao francês Pierre-Hugues Herbert, Medvedev enfrenta o alemão Dominik Koepfer, Sinner defronta o norte-americano Christopher Eubanks e Alcaraz ainda aguarda por rival, que virá do qualifying.
Nota ainda para o português Nuno Borges (46.º), que vai defrontar o checo Thomas Machac (44.º). Será o primeiro duelo entre ambos no circuito ATP.
No quadro feminino, a polaca Iga Swiatek, número 1 mundial e principal favorita a vencer um torneio que já conquistou por três vezes, arranca na prova frente a uma tenista vinda da fase de qualificação, tal como a norte-americana Coco Gauff (3.ª). Já Aryna Sabalenka (2.ª) estreia-se frente a Erika Andreeva e Elena Rybakina (4.ª) joga com Greet Minnen. Outro dos duelos que promete centrar atenções opõe as ex-top 3 mundial Elina Svitolina a Karolina Pliskova. A checa chegou mesmo a liderar o ranking, em 2017.