Akturkoglu e Kokçu ganham influência no novo ciclo iniciado por Bruno Lage. Treinador muda “chip” no miolo.
Corpo do artigo
Akturkoglu e Kokçu são dois dos jogadores mais influentes nas águias de Bruno Lage, que devolveu a equipa à estabilidade das vitórias e, em dois jogos, mostrou opções distintas das tomadas por Roger Schmidt. Não houve tempo para cimentar a ideia coletiva do novo técnico, mas há alguns dados evidentes na quebra das variantes do alemão.
O novo Benfica, que venceu Santa Clara (4-1) e Estrela Vermelha(1-2), assenta a génese na magia turca: Akturkoglu é o melhor marcador (dois golos), um reforço que chegou após a saída de Schmidt, e Kokçu, com maior liberdade, assumiu um papel como médio interior (um golo e duas assistências), sempre a titular, ao contrário do que sucedia com Schmidt, onde tanto jogava atrás de Pavlidis como no meio-campo. Então, fez dois jogos a titular: um golo e uma assistência.
A mudança de “casting” mais evidente está nas saídas de Leandro Barreiro e Prestianni. Titulares em todos os jogos com o Schmidt, ocupam uma posição secundária com o novo técnico. Bruno Lage desfez a dupla Florentino-Leandro Barreiro, equilibradores de uma equipa com tração atrás, e juntou Kokçu e Rollheiser como médios interiores. O duo tem características mais ofensivas e perfil desequilibrador. Ao concederem nova imagem à linha média (4x3x3), acabaram por afastar Prestianni no apoio a Pavlidis. As mudanças de figurino resultaram ao nível exibicional e, sobretudo, dos resultados.
O novo contexto pode mudar de rumo consoante o andar da carruagem. Rollheiser parece, até à data, uma das novas opções com menor rendimento e o regresso de Aursnes, após lesão, pode também dita nova mexida. Questões que podem começar a ter resposta no próximo jogo, depois de amanhã, com o Boavista.
Bah ainda em dúvida
Alexander Bah lesionou-se contra o Estrela Vermelha - corte no joelho esquerdo, após ser pisado por adversário -, saindo ainda na primeira parte. No regresso a Portugal, o dinamarquês exibia um penso na zona afetada, mas não tinha, aparentemente, nenhuma queixa. Ainda assim, está em dúvida para a visita ao Boavista, no fecho da 6.ª jornada.