
Salah festeja com os colegas de seleção
Foto: Franck Fife /AFP
Egito e Nigéria completaram este sábado o lote de semifinalistas da Taça das Nações Africanas de futebol (CAN 2025), após afastarem Costa do Marfim e Argélia, respetivamente, na prova que decorre em Marrocos até ao dia 18.
Em Agadir, o Egito, recordista de vitórias no torneio, superiorizou-se à Costa do Marfim, campeã em título, por 3-2, num jogo em que Rabia, antigo jogador do Sporting, e Konan, defesa do Gil Vicente, foram titulares pelas respetivas seleções.
Os "faraós" entraram praticamente a ganhar, com um golo de Omar Marmoush, jogador do Manchester City, logo aos quatro minutos, e ampliaram a vantagem aos 32, com Rabia a aproveitar o desnorte inicial dos "elefantes", que ainda reduziram antes do intervalo, aos 40, num autogolo de Ahmed Aboul-Fetouh.
A segunda parte foi uma réplica quase perfeita da primeira. Mohamed Salah, agora com quatro tentos no torneio, devolveu a vantagem de dois golos ao Egito, logo aos 52 minutos, antes de a Costa do Marfim reagir aos 73, com Guela Doué a reduzir novamente para a diferença mínima.
O final de jogo foi digno de dois campeões, mas o resultado manteve-se, confirmando o triunfo do Egito, que agora vai encontrar o Senegal na meia-final do dia 14.
Em Marrakech, cruzavam-se as duas únicas seleções ainda 100% vitoriosas na prova, mas foi a Nigéria quem passou com distinção no verdadeiro "teste do algodão", ao impor-se por 2-0, com golos no início da segunda parte.
Incapaz de acompanhar o ritmo e a intensidade do finalista vencido da CAN2023, a Argélia acabou dominada por uma Nigéria determinada em lavar a imagem, depois do inesperado falhanço no apuramento para o Mundial de 2026, sob a batuta do seu líder maior, Victor Osimhen.
O avançado das "super águias", que atua no Galatasaray, abriu o marcador aos 47 minutos, de cabeça, e protagonizou o lance do segundo golo, aos 57, ao assistir Akor Adams, coroando uma exibição que o relança como sério candidato a figura do torneio.
A Nigéria, que alinhou com o ex-boavisteiro Bruno Onyeamaechi de início - Zaidu, do F. C. Porto, não saiu do banco, e Chidozie Awaziem, com passagem pelos dois clubes da Invicta, foi lançado nos instantes finais -, vai agora discutir o acesso à final frente ao anfitrião Marrocos, na próxima quarta-feira, dia 14.
