O galês Elfyn Evans venceu, esta quinta-feira, a superespecial da Figueira da Foz, que abriu a 58.ª edição do rali de Portugal. O piloto da Toyota bateu o companheiro de equipa Sébastien Ogier e Ott Tanak, da Hyundai, por dois décimos de segundo.
Corpo do artigo
Os 2,94 quilómetros cronometrados na Figueira da Foz não fizeram, claro, grandes diferenças entre os principais favoritos ao triunfo no Rali de Portugal, mas serviram para comprovar que Evans está num grande momento.
O líder do Mundial, que venceu dois dos quatro ralis já disputados, entrou com o pé direito no nosso país e fechou o dia como primeiro líder, depois de ter cumprido a superespecial em 2.18.1 minutos.
Até então, os melhores tempos pertenciam a Sébastien Ogier, recordista de vitórias em Portugal, e Ott Tanak, que acabaram por ter de se contentar com a segunda e terceira posições. Adrien Formaux e Thierry Neuville levaram os respetivos Hyundai a quarto e quinto, enquanto Kalle Rovanpera, vencedor de duas edições do Rali de Portugal, não conseguiu brilhar, ao ser apenas sexto, mas a apenas 0,7 segundos de Evans.
A primeira etapa completa do Rali de Portugal realiza-se esta sexta-feira, com pilotos e máquinas a enfrentarem 10 especiais no centro do país, incluindo a estreia dos troços Águeda-Sever do Vouga e Sever do Vouga-Albergaria.