De Grândola a Lisboa, o BP Ultimate Rally-Raid recebe, a partir de depois de amanhã, lendas como Al-Attiyah, Loeb e Sainz e os melhores portugueses.
Corpo do artigo
Entre segunda-feira e domingo, Portugal volta a ser a capital mundial das competições de todo-o-terreno, ao acolher o BP Ultimate Rally-Raid, a única prova europeia do Campeonato Mundial (W2RC). Organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), esta será já a segunda edição da competição, que em 2024 se estreou com mais de 1700 quilómetros pelos trilhos do Alentejo, Ribatejo e da Extremadura espanhola.
"Depois do sucesso da primeira edição, a única na Europa elogiada por todos, queremos repetir e melhorar a fórmula em 2025 para oferecer outro grande espetáculo para os milhões de fãs que nos seguem no mundo inteiro e, mais uma vez, contribuir para o apelo de Portugal como destino", afirmou Carlos Barbosa, presidente do ACP.
Este ano, o evento não vai apenas revisitar Grândola, base do rali, mas vai também terminar em Lisboa, onde decorrerá a cerimónia de entrega de prémios. O calendário mundial do W2RC contempla ainda provas como o Dakar, o Abu Dhabi Desert Challenge, o novo South African Safari Rally e o Rallye du Maroc, sendo Portugal o único palco europeu da temporada.
A competição vai reunir no nosso país uma constelação de estrelas internacionais. Entre os nomes maiores está o catari Nasser Al-Attiyah, cinco vezes vencedor do Dakar, que se apresenta com a nova Dacia Sandrider. A seu lado, a equipa francesa aposta em peso com Sébastien Loeb, nove vezes campeão mundial de ralis, e a espanhola Cristina Gutiérrez, campeã mundial T3 em 2021. A Toyota Gazoo Racing chega igualmente com um esquadrão de luxo, que inclui o brasileiro Lucas Moraes, o norte-americano Seth Quintero e o sul-africano Henk Lategan, enquanto a Ford M-Sport surge com Carlos Sainz, tricampeão do Dakar, pronto para dar espetáculo no Ford Raptor T1+.
A armada lusa estará também representada ao mais alto nível, com nomes como José Rogeira, que se apresenta aos comandos de um Ford Ranger do 767/PRK Sport Rally Team, acompanhado pelo navegador Nélson Ramos, competindo na categoria Ultimate, ou João Ferreira, integrado na poderosa estrutura da Toyota Gazoo Racing.
Destaque ainda para Francisco Barreto, que terá Paulo Fiúza a seu lado num Toyota Hilux e ainda Gonçalo Guerreiro, Miguel Barbosa, Hélder Oliveira, ou Alexandre Pinto.
O traçado volta a ser um teste de fogo. Solos arenosos do Alentejo, troços de poeira e secções de terreno mais duro, com a imprevisibilidade da meteorologia a poder acrescentar zonas lamacentas. A diversidade de condições, aliada a etapas longas e especiais cronometradas exigentes, garantem a imprevisibilidade e o espetáculo.