Proposta da Liga de Clubes para a redução da LigaPro foi aprovada esta terça-feira, em Assembleia-geral extraordinária. Em 2017/18, a prova que irá substituir a segunda liga será disputada por 20 equipas.
Corpo do artigo
Os 37 clubes profissionais aprovaram, esta terça-feira, a redução da LigaPro para 20 clubes, a partir de 2017/18 - menos quatro do que se verifica atualmente e menos dois do que sucederá na próxima temporada -, com recurso a um playoff de manutenção.
A redução começa já a partir desta época, dado que em 2016/17, a LigaPro será disputada por 22 equipas, como já estava previsto. De forma a dar continuidade ao objetivo proposto pela Liga de levar a redução do segundo escalão do futebol português até aos 20 clubes, na próxima temporada quatro equipas serão despromovidas diretamente e as 18.ª e 17.ª classificadas terão de lutar pela permanência num playoff contra duas equipas do Campeonato de Portugal.
Esta situação é transitória e acontecerá, excecionalmente, na próxima época de forma a estabilizar o número de equipas na prova. A partir daí, a LigaPro volta à normalidade, com a descida de duas equipas e a promoção de outras duas do escalão abaixo.
A redução para 18 equipas na temporada 2018/19, que também chegou a ser ponderada pelo organismo, não foi discutida na AG e, para já, fica em banho-maria.