No dia em que se celebra a liberdade, Emanuel Duarte mostrou que está vivo e venceu a primeira tirada do 12.º Grande Prémio de Ciclismo O Jogo. O corredor da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car foi categórico a eliminar a concorrência nos quilómetros finais e disputou a chegada ao sprint com Artem Nych da Sabgal-Anicolor.
Corpo do artigo
Numa "etapa louca" que ligou Mêda a Trancoso em 134,7 quilómetros, a primeira fuga do dia desenhou-se logo ao quilómetro 7. Do pelotão composto por 101 corredores, seis saltaram para a frente da corrida com o objetivo de arrecadarem as várias camisolas em disputa na edição 12 do Grande Prémio O Jogo/Leilosoc.
O esforço da escapada valeu a André Ribeiro, corredor de 19 anos da Kelly-Simoldes-UDO, o prémio de melhor trepador da tirada, após ter passado em primeiro lugar nas duas contagens de montanha do dia, em Aveloso e em Sebadelhe da Serra.
Com avanços e recuos ao longo da etapa, César Fonte da Rádio Popular-Paredes-Boavista e Samuel Blanco da AP Hotels-Tavira-Farense ainda se conseguiram adiantar na corrida, mas um grupo perseguidor de 24 corredores alcançou o duo da frente. O pelotão - que chegou a estar a mais de três minutos - foi lutando para esbater a diferença, mas não chegou a anular a fuga.
Nos quilómetros finais, a corrida endureceu e os vários ataques deixaram fugitivos para trás. Na meta instalada na Avenida Heróis de S. Marcos, em Trancoso, Emanuel Duarte e Artem Nych disputaram a chegada, mas o homem da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car levou a melhor e sagrou-se o primeiro líder do Grande Prémio O Jogo. O corredor admitiu que esteve "um bocado desaparecido" nos últimos anos, mas que a vitória na competição lhe devolveu a confiança para mostrar que está presente.
A caravana descansa em Trancoso, de onde parte na sexta-feira, em direção a Vila Nova de Poiares, para cumprir a 2.ª etapa do Grande Prémio O Jogo, numa ligação de 146,2 quilómetros.