Algarvio da Credibom-LA Alumínios-Marcos Car impôs-se na subida final e assumiu a liderança da geral após neutralizar a fuga nos metros decisivos da etapa.
Corpo do artigo
Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Marco Car) começou da melhor forma a defesa do título no Grande Prémio O JOGO/Leilosoc, ao vencer hoje a primeira etapa da 13.ª edição da prova, com início e final em Belmonte.
Tal como em 2024, o ciclista algarvio impôs-se nesta tirada inaugural da prova, garantindo a camisola amarela e confirmando o seu estatuto de candidato à vitória final.
A etapa partiu de Belmonte, com 90 ciclistas de 14 equipas, e foi animada por uma fuga de oito corredores que marcou grande parte do dia.
Francisco Campos (AP Hotels-Tavira-Farense) foi o protagonista dessa escapada, vencendo a meta volante do Sabugal e o ponto quente de Belmonte. O corredor ainda tentou isolar-se a três quilómetros da meta, mas acabou alcançado já nos metros finais.
A perseguição do pelotão foi constante ao longo da fase decisiva da corrida, com a vantagem da fuga a cair progressivamente.
Nos últimos metros da subida final, Emanuel Duarte lançou um ataque e ultrapassou os últimos fugitivos, cruzando a meta com ligeira vantagem.
Esta quinta-feira, na segunda etapa, há uma ligação entre Mêda e Trancoso, com 141,1 km, num percurso, com vários pontos de bonificação e terreno ondulado, poderá provocar mudanças na classificação geral.