A tensão do final do Moreirense-F. C. Porto teve continuidade fora do estádio, com um incidente entre o empresário de jogadores Pedro Pinho e um repórter de imagem da TVI, Francisco Ferreira, que se queixa de agressão.
Corpo do artigo
A Procuradoria-Geral da República já abriu um inquérito ao sucedido, na sequência de uma queixa-crime da estação televisiva, que nem seria necessária para a entrada em ação da PGR, tendo em conta as imagens dos acontecimentos, que configuram a possível existência de um crime público.
Segundo o JN apurou, junto de fonte do F. C. Porto, Pedro Pinho assistiu ao jogo no estádio a convite do Moreirense, algo que já foi confirmado pelo líder do clube minhoto, Vítor Magalhães. No entanto, o empresário, que é uma pessoa próxima da SAD portista e de Pinto da Costa, esteve sempre junto da estrutura azul e branca nos minutos que se seguiram ao final da partida.
O F. C. Porto não tomou qualquer posição oficial sobre o caso, embora o diretor de Informação de TVI, Anselmo Crespo, tenha afirmado ao próprio canal que Pinto da Costa lhe telefonou a condenar o incidente, acrescentando que o líder dos dragões lhe transmitiu que Pinho não fazia parte da comitiva portista.
A FPF e a Liga, mas também o Sindicato dos Jornalistas, o Clube Nacional de Imprensa Desportiva (CNID), a SIC, a RTP e a Agência Lusa emitiram comunicados a repudiar o sucedido, a exemplo do que aconteceu com Benfica e Sporting. O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, considerou "altamente condenáveis" os incidentes de Moreira de Cónegos, acrescentando que é preciso ser "taxativo nas consequências".
Para além de um eventual processo do Ministério Público em tribunal, Pedro Pinho enfrenta a possibilidade de perder a licença de agente, tendo já sido contactado pela Comissão de Intermediários da FPF para prestar declarações.
Empresário com influência na SAD portista
Filho de um antigo presidente do Rio Ave, José Maria Pinho, Pedro Pinho está no futebol desde a infância. Dragão de coração e agente de jogadores de profissão, ganhou influência junto da SAD portista nos últimos anos, a ponto de se transformar em alguém muito próximo de Pinto da Costa. Teve uma sociedade com o filho do líder portista, entretanto desfeita.
13615680

