
Francisco Conceição foi titular da Juve em Veneza
Foto: Alessandro Di Marco/EPA
Apuramento da Juventus para a Liga dos Campeões aumenta o encaixe da SAD do F. C. Porto.
A vitória conseguida este domingo pela Juventus em Veneza (2-3), na última jornada da Série A italiana, valeu o apuramento da equipa de Turim para a Liga dos Campeões e, com isso, garante mais três milhões de euros à SAD portista pelo empréstimo de Francisco Conceição. Titular na partida de ontem, o extremo acaba por render 10 milhões aos cofres azuis e brancos na presente época, pois o valor da cedência, sem este objetivo concretizado do acesso à Champions, foi fixado em sete milhões.
O internacional português segue agora para a seleção portuguesa (foi convocado por Roberto Martínez para a final four da Liga das Nações) e depois regressa ao plantel da Juve para disputar o Mundial de Clubes. Inicialmente, o empréstimo do F. C. Porto não contemplava essa prova, mas os dois emblemas chegaram a acordo para prolongar a cedência até ao fim da participação dos “bianconeri” na competição.
Quanto à próxima época, o futuro de Chico Conceição permanece uma incógnita. Entre 15 de junho e 15 de julho, a cláusula de rescisão do contrato com os dragões é de 30 milhões de euros, um valor que a Juventus não parece disposta a pagar. A partir daí, subirá para 45 milhões.
Mais cinco jogadores cedidos
Os outros cinco jogadores emprestados poderão render, no máximo, 18,7 milhões de euros à SAD azul e branca, mas para isso acontecer terão de ser ativadas as opções de compra de Iván Jaime (Valência, oito milhões), Fábio Cardoso (Al Ain, 1,2 milhões) e Romário Baró (Basileia, 1,8 milhões), no mercado de verão, e de Gabriel Veron (Santos, cinco milhões), este na janela de inverno. Garantidos estão os 2,7 milhões de euros relativos à cedência de Fran Navarro ao Braga: mesmo que os minhotos não acionem a opção de compra do avançado, os dragões podem acionar a opção de venda, pelo mesmo valor.
Encaixar os restantes 16 milhões é, nesta altura, um cenário improvável para a SAD portista, pois os clubes que receberam Jaime, Cardoso, Baró e Veron já deram sinais de não querer continuar a contar com os jogadores (o Valência poderá, no limite, tentar um novo empréstimo do atacante espanhol).

