F. C. Porto e Tondela disputam a Supertaça em estádio talismã para os dragões, recordistas absolutos na competição.
Corpo do artigo
Acabou a espera. Dois meses e oito dias depois do triunfo portista na final da Taça de Portugal, por 3-1, F. C. Porto e Tondela voltam hoje (20.45 horas, TVI) a medir forças de olho em mais um troféu, com os dragões a procurarem manter o registo 100% vitorioso nos jogos da Supertaça Cândido de Oliveira disputados no Estádio Municipal de Aveiro e os beirões, em estreia na competição, à procura de um sucesso que amenize a desilusão da descida à Liga 2.
Campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal 2021/22, o F. C. Porto procura manter o embalo do sucesso no arranque da nova temporada e, além do natural favoritismo pelo valor do plantel de Sérgio Conceição, também tem a história a seu favor. É, por larga margem, o clube mais bem sucedido na Supertaça - tem 22 títulos em 31 presenças, contra nove do Sporting, oito do Benfica, três do Boavista e um do V. Guimarães -, e Aveiro também tem sido um verdadeiro talismã para as cores azuis e brancas.
Em sete finais disputadas no Municipal aveirense os dragões somaram outros tantos títulos, batendo Paços de Ferreira (2009), Benfica (2010 e 2020), V. Guimarães (2011 e 2013), Académica (2012) e Desportivo das Aves (2018), numa história que pode conhecer hoje o oitavo episódio, muito embora Sérgio Conceição tenha alertado (ver página seguinte) para o perigo que o Tondela pode representar numa competição que é disputada em apenas um jogo.
Beirões sem reforços
A formação beirã teve um final de 2021/22 para esquecer. Além de ter descido à Liga 2, o Tondela perdeu a primeira final da Taça de Portugal que disputou na sua história, e os problemas administrativos também não auguram nada de bom para 2022/23. A equipa agora treinada por Tozé Marreco está impedida de inscrever jogadores neste mercado de transferências e no próximo (janeiro), devido a irregularidades na inscrição de Naoufel Khacef. O defesa argelino, de 24 anos, já cumpriu, pelo mesmo motivo, uma suspensão de quatro meses, mas está disponível para o duelo de hoje e deve ser titular num Tondela que fará dos jovens da formação a grande arma em busca da surpresa.
Apostas
Vários castigos mudam a pele do novo dragão
O primeiro jogo oficial da época costuma ser uma boa oportunidade para ver em ação os reforços, mas no caso do F. C. Porto apenas uma cara nova poderá ter a chance de se mostrar aos adeptos. Gabriel Veron, ex-Palmeiras, deve, no entanto, começar no banco de suplentes, enquanto David Carmo, contratado ao Braga, fica de fora para cumprir o primeiro de dois jogos de castigo que transitam de 2021/22. Diogo Costa, Manafá, Fábio Cardoso e Otávio ficam de fora pelo mesmo motivo.
À margem
Um ecoevento
A Federação Portuguesa de Futebol candidatou a Supertaça Candido Oliveira à atribuição do selo "Ecoevento", que se destaca pelo compromisso de redução do impacto ambiental resultante do encontro, promovendo a gestão adequada dos resíduos produzidos antes, durante e depois da partida.