Empresários acreditam que o campeão do Mundo argentino será ainda mais caro no verão. Rui Costa quer segurá-lo em janeiro.
Corpo do artigo
A cotação de Enzo Fernández subiu em flecha com a conquista do Mundial pela Argentina e promete deixar os cofres da Luz bem recheados. "Valerá cerca de 80 milhões de euros, um pouco na linha da transferência de Camavinga para o Real Madrid, pelo menos", garantiu, ao JN, Christophe Mongai, agente francês do USM Group, com larga experiência no mercado internacional.
Rui Costa, presidente do Benfica, já veio garantir que não ia deixar sair o argentino nesta fase e os empresários contactados percebem as razões. "Os clubes têm menos dinheiro em janeiro e isso podia esmagar os valores, a menos que surja uma proposta de um grande clube inglês", apontou Mongai. "O valor da cláusula de rescisão [120 milhões de euros] dá uma ideia da briga que vão ter os clubes interessados, mas estamos a falar de um possível negócio acima dos 60 ou 70 milhões de euros", garantiu Luiz Henrique Pompeu, antigo empresário de Jackson Martínez.
10 milhões de euros é o valor da compra de Enzo Fernández ao River Plate por 75% do passe. O negócio pode chegar aos 18 milhões mediante objetivos.
Não restam dúvidas de que se o Benfica resistir em janeiro, uma eventual transferência no verão só estará ao alcance de poucas bolsas. "Janeiro não será o ideal para vender. Nem me parece que o Benfica o venda, porque está a fazer uma época excelente, terminou no primeiro lugar da fase de grupos da Champions, no qual estava o Paris Saint-Germain. Tem os oitavos de final ao alcance e se chegar aos quartos, ou às meias-finais, o jogador ainda poderá valorizar-se mais. Além disso correm atrás do título que foge há três épocas. Se o transferissem agora, o Benfica ia dar um sinal dramático aos adeptos", argumentou Mongai.
Do que não restam dúvidas é das referências de quem foi eleito melhor jovem jogador do Mundial. "Ele tem a melhor procedência, pelo que o Benfica tem tudo conjugado para fazer um grande negócio", acrescentou Pompeu. "É um jogador com dimensão, que vai sair muito caro no final da época. Parece-me difícil que haja quem pague os 120 milhões da cláusula, em janeiro", juntou Mongai. As notícias das últimas semanas deram conta do interesse de Liverpool, Manchester United, Chelsea e Juventus. "A cotação do jogador aumentou muito por causa do triunfo no Mundial, mas se houver mais do que um interessado ainda vai aumentar mais", apontou Ulisses Jorge, empresário de Éder Militão.