O socorro ao piloto italiano Marco Simocelli, que domingo morreu durante o Grande Prémio da Malásia, está a gerar polémica. Um vídeo captado após o acidente mostra a maca a cair durante o transporte do piloto para a ambulância. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
As imagens reforçam a onda de indignação que o socorro de Marco Simocelli na pista do Grande Prémio da Malásia suscitou. Fabio Ventura, um especialista do serviço de emergência italiano, criticou "a forma inadequada como o piloto foi evacuado da pista".
[Youtube:ICZES0xQY4U]
"Num acidente deste tipo, a ambulância devia ter saído para a pista para assistir Simocelli", escreve Ventura, numa carta aberta ao diário "La Repubblica".
Depois de analisar as imagens, Fabio Ventura diz, ainda, que o piloto de 24 anos foi "transportado de forma inadequada". E lembra, que o "médico deve avaliar a condição do piloto para, se necessário, evacuar com o máximo de cuidado, protegendo sempre a coluna e imobilizando o pescoço".
A forma como o capacete do piloto se soltou, na sequência do acidente, está também a ser investigado e a gerar polémica.
Os investigadores procurarão determinar por que se desprendeu o capacete, se devido a algum problema de fabrico ou de colocação.
Marco Simocelli morreu, ainda no circuito de Sepang, na Malásia, depois de goradas as tentativas de reanimação. Tinha 24 anos e foi campeão do Mundo de 250 CC, em 2008.