Clube de Matosinhos está em fase de reestruturação e tem como prioridade o crescimento dos jovens.
Corpo do artigo
O F. C. Perafita reergue-se, neste momento, depois de problemas financeiros terem ameaçado fazer tombar o histórico clube matosinhense. Ultrapassadas as dificuldades, Francisco Pinheiro, diretor da formação, juntamente com a Direção, avançou com a aposta numa academia que possa "alimentar a equipa sénior" no futuro.
Na base deste "sonho" estão as vivências do diretor, que "gostaria de proporcionar aos mais novos o que o F. C. Perafita lhe proporcionou" quando por lá andou como jogador de futebol: "O F. C. Perafita foi a nossa casa e gostaríamos que fosse a casa de muitas crianças que nos procurem".
É com orgulho que Francisco Pinheiro recorda o primeiro dia do projeto: "Chovia torrencialmente e havia quem quisesse adiar a estreia, mas achei por bem manter o dia e, assim, organizou-se um treino à chuva com muitas crianças". Um evento anunciado nas redes sociais, onde foram feitos convites aos pais para levarem os filhos ao clube.
Passados dois meses, o responsável pela formação reflete sobre o assunto, dizendo que "as expectativas em relação à academia foram superadas, com a participação de mais de 100 jovens".
Estes pequenos sucessos e o frenesim inerente à chegada das crianças aos treinos dão força a pessoas que, como Francisco Pinheiro, trabalham diariamente para alcançar o sucesso no F. C. Perafita e "não nos deixam desistir do projeto".
O plano passa por recuperar o "respeito junto de empresas, que antigas Direções fizeram com que se perdesse, e seja possível garantir financiamento para tornar a academia gratuita a todos os jovens". Algo que Francisco Pinheiro admite ser difícil, mas que está nos melhores sonhos da estrutura perafitense. "Os nossos kits já são vendidos a um preço baixíssimo quando comparados a outros clubes (15 euros)", explica o dirigente, que deixa a porta aberta a todas as crianças. Basta aparecer com vontade nos dias de treino para experimentar a modalidade, sabendo, de antemão, que, neste momento, o clube só tem a opção recreativa, pois ainda não tem qualquer equipa de benjamis para competir oficialmente.