A Eslovénia, terceira classificada no Grupo C, atrás de Inglaterra e Dinamarca, será o adversário de Portugal no arranque da fase a eliminar do torneio, que se disputa na Alemanha. O jogo disputa-se no dia 1 de julho, pelas 20 horas.
Corpo do artigo
A Eslovénia terminou o Grupo C do Euro2024 na terceira posição, com três pontos, fruto de empates nos jogos frente a Dinamarca (1-1), Sérvia (1-1) e Inglaterra (0-0).
Eslovenos e dinamarqueses terminaram a primeira fase com o mesmo número de pontos. O equilíbrio foi de tal ordem que foi necessário recorrer-se ao total de cartões amarelos para decidir a equipa que terminou o grupo na segunda posição, critério em que os nórdicos se saíram melhor.
Colocada no 57.º posto no ranking FIFA, a Eslovénia vale, sobretudo, pelo coletivo e tem em Jan Oblak, guarda-redes do Atlético Madrid que já passou pelo Benfica, a sua figura de proa. Curiosamente, os restantes guardiões convocados por Matjaz Kek para o Euro2024 passaram pela Liga portuguesa. Vid Belec jogou no Olhanense (2013/2014) e Igor Vekic no Paços de Ferreira (entre 2021 e 2023).
Aos 21 anos, Benjamin Sesko, goleador do Leipzig, é o rosto da nova geração de talentos eslovenos, que contam ainda com Andraz Sporar, avançado que passou, em Portugal, por Sporting e Braga.
Derrota em março serve de aviso
Portugal e Eslovénia defrontaram-se apenas por uma vez. Foi em março deste ano, num jogo de preparação para o Euro2024 que foi ganho pela seleção eslovena, por 2-0. Adam Cerin e Timi Elsnik foram os autores dos golos, em Ljubljana. Um resultado que, depois da derrota de hoje frente à Geórgia, deve servir de aviso à seleção nacional, tendo em vista os oitavos de final do Euro2024.