O espaço aéreo britânico vai estar sob controlo dos militares pela primeira vez desde 1945 como parte da vasta operação lançada pelas autoridades de defesa e segurança para os Jogos Olímpicos, revelou esta terça-feira o diário "The Times".
Corpo do artigo
Os controladores civis continuarão a ser os responsáveis pela chegada prevista de 500 mil pessoas aos aeroportos da capital, mas vão estar sob supervisão do Ministério da Defesa pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.
O Ministério da Defesa vai criar uma zona de segurança no espaço aéreo britânico que estará restrita ao controlo dos militares e ficará instalada fora da zona de controlo mista de Hampshire.
"Será uma operação com os seus controladores e com os seus procedimentos", disse um responsável da aviação civil britânica.
Já na segunda-feira, a polícia britânica tinha anunciado o destacamento diário de 12.500 polícias nas ruas de Londres como parte de uma operação de segurança que vai custar aos contribuintes 662 milhões de euros e envolver um total de 40.000 profissionais.