
Golo de Gavi na Noruega apurou a Espanha e a Escócia no grupo A
Frederik Ringnes / NTB / AFP
Polónia complica contas e Roménia sobe à liderança do grupo I.
Contas fechadas no grupo A de qualificação para a fase final do Europeu do próximo ano, com Espanha e Escócia a garantirem os dois primeiros lugares que valem uma vaga na prova. O cenário ganhou contornos definitivos com o triunfo dos espanhóis na Noruega, com Fredrik Aursnes a titular, por 1-0, num jogo decidido por Gavi. A Geórgia, com o craque Kvaratskhelia a marcar e a assistir, goleou o Chipre por 4-0.
Quem também está apurada para o Euro 2024 é a Turquia, que goleou a Letónia por 4-0 num grupo D em que o País de Gales renovou a esperança no apuramento ao bater a Croácia por 2-1, que teve Petar Musa (Benfica) no onze inicial. As duas seleções estão igualadas no segundo posto, com 10 pontos.
No grupo E, a República Checa, com o benfiquista Jurasek a titular, só quebrou a resistência das Ilhas Faroé (1-0) à entrada do último quarto de hora, num penálti convertido por Soucek, e subiu ao segundo lugar após o empate da Polónia na receção à Moldávia (1-1).
Quanto ao grupo I, em suspenso pelo adiamento dos jogos de Israel devido à guerra no país, é agora liderado pela Roménia, que goleou Andorra (4-0) e capitalizou a escorregadela da Suíça na receção à Bielorrússia (3-3).

