Autogolo do defesa Calafiori valeu o triunfo aos espanhóis (1-0), num jogo em que foram muito superiores aos italianos.
Corpo do artigo
A Espanha somou a segunda vitória no Grupo B do Euro 2024 e já está apurada para os oitavos de final, tal como a anfitriã Alemanha, como primeira classificada do Grupo B.
Depois do corretivo à Croácia na primeira jornada (3-0), a equipa de "nuestros hermanos" voltou a fazer uma exibição convicente, perante uma seleção italiana longe do nível apresentado no Euro 2020, quando conquistou o torneio.
Os espanhóis tiveram uma série de oportunidades para marcar no primeiro tempo, mas o guarda-redes Donnarumma foi adiando o golo a Pedri, Morata, Nico Williams e Fabián Ruiz, com várias defesas espetaculares.
Com o nulo a manter-se ao intervalo, a segunda parte trouxe mais do mesmo, ou seja, a Espanha a dominar por completo o encontro. Aos 55 minutos, a resistência italiana quebrou quando menos se esperava, num lance em que o defesa Calafiori, mesmo sem estar pressionado, desviou a bola para a própria baliza.
A perder, a Itália soltou-se um pouco, mas continuou a ser a "Roja" a criar mais perigo, como aconteceu aos 70 minutos, num sensacional disparo à trave do extremo Nico Williams, o melhor jogador em campo.
Graças a este triunfo, a seleção espanhola passa a somar seis pontos, já está apurada para os oitavos de final e nunca poderá perder o primeiro lugar deste grupo, mesmo que seja derrotada na última jornada, marcada para a próxima segunda-feira.
Quanto à Itália, segunda classificada, com três pontos, vai decidir a qualificação no embate com a Croácia, sendo que a Albânia, que defrontará os espanhóis, também sonha com o apuramento. Croatas e albaneses têm um ponto.