Sporting arranca trajeto europeu em Frankfurt, na Alemanha, país onde nunca venceu em 14 jogos
Corpo do artigo
15142788
É à procura de um feito histórico que o Sporting entra em campo hoje (17.45 horas, Eleven) em Frankfurt, no arranque da Liga dos Campeões. O registo dos leões na Alemanha é um autêntico pesadelo, somando 13 derrotas e um empate nas 14 deslocações àquele país, o pior frente às principais ligas europeias, apesar de também nunca ter vencido em Itália ou em Espanha.
O registo de golos também não traz nada de positivo. Nas 14 partidas, foram 34 os golos sofridos, contra apenas 10 marcados. A última deslocação ao terreno de uma equipa germânica foi na fase de grupos da Champions da temporada passada, quando o emblema verde e branco saiu derrotado de Dortmund, por 1-0
A favor do Sporting, ainda assim, está o facto de nunca ter defrontado o emblema que na temporada passada conquistou a Liga Europa, um total desconhecido no que aos confrontos diretos diz respeito, mas que quando recebe equipas portuguesas tem um registo praticamente neutro: uma vitória, frente ao Benfica (2-0), nos quartos de final da Liga Europa 2018/19, um empate, também na Liga Europa, em 2013/14, mas frente ao F. C. Porto (3-3) e uma derrota, em 2019/20, aos pés do Vitória de Guimarães (3-2).
Ruben Amorim tem o plantel praticamente na força máxima, tendo apenas Jovane e Daniel Bragança como baixas, e deve voltar a apostar no tridente móvel, com Paulinho a partir do banco. Edwards, Pote e Trincão partem na "pole position", mas Rochinha pode também espreitar a titularidade. Na defesa, regista-se o regresso de Gonçalo Inácio.
Os comandados de Oliver Glasner começaram o campeonato goleados (1-6) pelo Bayern Munique, mas desde então não perderam e somam duas vitórias seguidas, a última das quais de forma convincente frente ao Leipzig, por 4-0.