Vitória de Guimarães entra a perder com um golo aos 17 segundos, mas vira o jogo e regressa da Eslovénia com uma vantagem que podia ter sido maior. Tudo para decidir na segunda mão da 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência.
Corpo do artigo
Foi suado e teve de haver espírito conquistador para sair da Eslovénia com um triunfo. O V. Guimarães venceu o Celje, num jogo em que entrou praticamente a perder, com um golo adversário logo a abrir. A equipa minhota regressa à Cidade Berço com o triunfo e tem tudo para passar à terceira pré-eliminatória da Liga Conferência.
O encontro não começou mesmo de feição para o Vitória. Logo aos 17 segundos, Bobicanec abriu o marcador e todos os jogadores do Celje foram festejar com Albert Riera, treinador que iniciou funções no clube há uma semana. Os eslovenos ganharam pujança no jogo e foram para cima, mas os vimaranenses resistiram àquela primeira fase de maior fulgor adversário. Durou pouco mais de 20 minutos a vantagem do emblema local, uma vez que Jota Silva empatou com uma grande cabeçada. Muito bom para o atacante de 1,79 metros. Pouco depois, uma grande combinação entre Jota e André Silva permitiu ao Vitória completar a reviravolta e ir para o intervalo em vantagem.
Após um primeiro tempo em que os vitorianos não perderam a alma conquistadora, pedia-se o mesmo para a segunda parte. A entrada até foi boa e Dani Silva teve tudo para ampliar a vantagem, mas não conseguiu. Quem não marca sofre e, mais uma vez, foi o caso. Bobicanec rematou, Bruno Varela defendeu para a frente e Matko marcou na recarga. Ficou mal na fotografia o guarda-redes vitoriano.
O Vitória não relaxou e já a 20 minutos do fim, após um livre, André Amaro disparou de fora de área para devolver a vantagem aos vimaranenses. Pouco depois, o recém-entrado Gonçalo Nogueira marcou o quarto golo vitoriano. Até ao final, o Celje rematou por duas vezes à barra e ainda teve uma situação de um para um com Bruno Varela. O 3-4 chegou mesmo, já aos 90+6 minutos, por Edmilson. Teria sido melhor não sofrer ao fim e o resultado pede foco máximo na segunda mão, em Guimarães.