Matteo Franzoso, membro da seleção italiana de esqui, morreu, na segunda-feira, devido a um ferimento na cabeça sofrido no fim de semana durante um treino na capital chilena, informou a Federação Italiana de Desportos de Inverno (Fisi).
Corpo do artigo
O atleta de 25 anos sofreu um acidente no sábado numa pista da estação de esqui La Parva, a cerca de 50 quilómetros da área urbana de Santiago. Nesta segunda-feira, "ele morreu numa clínica em Santiago, Chile. O atleta italiano (...) não recuperou das consequências de um ferimento na cabeça e do edema cerebral resultante", informou a Fisi, num comunicado.
Franzoso e nove companheiros de equipa chegaram ao Chile no dia 6 de setembro para se prepararem para a próxima temporada de esqui, que inclui os Jogos Olímpicos de Inverno em Itália, em fevereiro.
"A seleção italiana de esqui treina ano após ano em La Parva, o que torna esta situação profundamente comovente para nós", afirmou a estação de esqui La Parva, num comunicado.
Franzoso destacou-se nas categorias júnior de esqui após terminar em quarto lugar na categoria downhill no Mundial Júnior de 2020 em Narvik, na Noruega. Também competiu em 17 corridas em Mundiais de esqui desde a sua estreia no torneio em 2021.
A morte de Franzoso é a segunda de um esquiador italiano de elite num ano. Matilde Lorenzi, membro da equipa reserva de esqui alpino da Itália, morreu aos 19 anos em outubro de 2024, vítima de um grave acidente durante um treino no seu país natal.