"Estou aqui para ganhar". Santiago Mesa vence sprint da 2.ª etapa do Grande Prémio O Jogo
No empedrado de Vila Nova de Poiares, a vitória da 2.ª etapa do Grande Prémio de Ciclismo O Jogo sorriu à Efapel, com Santiago Mesa a ser o mais forte. O colombiano não desapontou o coletivo liderado por José Azevedo, que tinha apontado à vitória, no dia em que o pelotão passou à porta do principal patrocinador.
Corpo do artigo
Mas a festa não se fez só no seio do coletivo laranja. A Sabgal-Anicolor também teve motivos para festejar, após a passagem de Artem Nych, até então 2.º classificado da geral, para o primeiro lugar do pódio. O corredor russo "roubou" a camisola a Emanuel Duarte da Credibom-LA-Alumínios-Marcos Car e é o novo líder do 12.º Grande Prémio de Ciclismo O Jogo/Leilosoc.
Naquela que passou a ser a tirada mais longa dos quatro dias de prova, após o acrescento de dois quilómetros decidido durante a manhã, o dia arrancou com frio em Trancoso, no distrito da Guarda. Uma centena de corredores alinhou em frente às Portas d'El Rei para cumprir os 148,7 quilómetros que começaram mal. Uma queda coletiva no pelotão, logo no início da corrida, obrigou a mais de 20 minutos de interrupção e Samuel Fajardo da equipa espanhola Zamora-Enamora teve mesmo que ser levado para o Hospital da Guarda.
Depois do susto, o pelotão voltou à luta com um grupo de 14 corredores das principais equipas a tentar escapar, mas sem sucesso. O êxito da fuga deu-se com o trio composto por André Ribeiro (Kelly-Simoldes-UDO), André Rodrigues (Santa Maria da Feira-Segmento d'Época-Reol) e Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista). Os fugitivos andaram longos quilómetros na frente da corrida e chegaram a ter mais de quatro minutos de vantagem, mas a montanha desvaneceu a diferença para o pelotão. O corredor da equipa liderada por José Santos foi o último a ser neutralizado, já nos últimos dez quilómetros, e o pelotão chegou compacto a Vila Nova de Poiares.
Numa chegada ao sprint caótica ao empredrado da Avenida Dr. Daniel de Matos, Santiago Mesa posicionou-se para o sprint e cantou vitória. "Eu estou aqui para ganhar", afirmou. Quem sorriu também foi Artem Nych, que vestiu a camisola amarela, afirmando-se como o forte candidato à vitória do 12.º Grande Prémio O Jogo.