AVS e Farense estão em desvantagem direta para os axadrezados e até podem descer a Liga 2 já na próxima jornada.
Corpo do artigo
Afinal, o Boavista não estava morto e em cinco jornadas reergueu-se na luta pela permanência. Os axadrezados acabaram a 27.ª ronda oito pontos abaixo do antepenúltimo lugar, que evita a despromoção direta e vale a presença no play-off com o terceiro classificado na Liga 2, mas vão abordar a 33.ª fora dos lugares de descida e com vantagem sobre os rivais na luta pela permanência, depois de uma vitória indispensável nas Aves, que deixou ao rubro a luta pela sobrevivência.
A partir de agora, cabe ao AVS e ao Farense, que têm os mesmos 24 pontos, mas perdem no confronto direto, recuperarem terreno numa luta que também inclui o Estrela da Amadora, a equipa que parte para as duas derradeiras jornadas na melhor posição para escapar à queda no segundo escalão. Os cinco pontos de vantagem sobre os três adversários dão alguma garantia de final feliz aos “tricolores”, que asseguram a permanência já na próxima jornada se vencerem, em casa, o AVS ou empatarem e o Farense não ganhar ao V. Guimarães.
Aliás, todas as contas que dizem respeito aos últimos lugares podem ficar resolvidas no próximo fim de semana. Para isso, o Boavista também tem que derrotar o F. C. Porto e esperar que avenses e algarvios percam os respetivos jogos. Neste cenário, os boavisteiros ficariam com três pontos de avanço, que, aliados à vantagem no confronto direto com ambos, inviabilizaria qualquer hipótese de saírem do 16.º lugar, seja para baixo ou para cima, já que o facto de o E. Amadora vencer o seu jogo deixa os axadrezados sem hipóteses de garantirem a permanência sem recurso ao play-off.
No entanto, uma derrota no dérbi da Invicta pode deixar a pantera em maus lençóis. É que neste cenário é suficiente que AVS ou Farense pontuem para que a equipa de Stuart Baxter volte a cair nos últimos dois lugares e vá para a 34.ª e última ronda a depender dos resultados de terceiros para escapar à despromoção direta. Por outro lado, e mesmo que corra bem, para AVS e Farense a próxima jornada não garante nada de bom, já que, mesmo que aproveitem uma eventual derrota boavisteira, só na última é que podem ficar a saber se evitam a descida imediata à Liga 2.
O que lhes falta jogar
15.º Estrela da Amadora (29 pontos)
AVS (casa) e Estoril (fora)
16.º Boavista (24)
F. C. Porto (casa) e Arouca (fora)
17.º AVS (24)
E. Amadora (fora) e Moreirense (casa)
18.º Farense (24)
V. Guimarães (fora) e Santa Clara (casa)