Ryan Reynolds e Rob McElhenney, estrelas de Hollywood, estão prestes a entrar no mundo da Fórmula 1, ao unirem-se a um grupo de investidores, juntamente com a Otro Capital e a RedBird Capital Partners, para adquirirem 24% da construtora Alpine.
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Segundo a ESPN, o negócio irá realizar-se por cerca de 200 milhões de euros, o que deixa a Alpine com uma avaliação de 900 milhões de euros. Este não é o primeiro negócio desportivo de Reynolds e McElhenney, uma vez que a dupla de atores comprou o histórico clube galês Wrexham, em 2020, e tem sido um investimento de sucesso, seja em termos desportivos ou de crescimento da marca.
Desportivamente conseguiram ascender o emblema do País de Gales aos campeonatos profissionais, de maneira gradual, cumprindo um dos objetivos propostos e utilizaram a fama para promoção do mesmo, seja através das redes sociais ou até com a criação de uma série documental, onde explicam o processo de evolução do Wrexham.
Segundo o CEO da Alpine, Laurent Rossi, esta parceria será "importante para melhorar o desempenho a todos os níveis" e uma peça fundamental para ajudar a cumprir o plano designado "Trepador de Montanhas" (Mountain Climber), que se iniciou em 2022, e consiste em começar a lutar por campeonatos num prazo de 100 corridas oficiais, que se traduz em cerca de cinco anos.
"Esta associação é um passo importante para melhorar o nosso desempenho a todos os níveis. Em primeiro lugar, a Otro Capital, a RedBird Capital Partners e a Maximum Effort Investments, enquanto intervenientes internacionais com um forte historial na indústria do desporto, trarão a sua reconhecida experiência para impulsionar a nossa estratégia de media e marketing, essencial para apoiar o nosso desempenho desportivo a longo prazo. Em segundo lugar, as receitas adicionais geradas serão, por sua vez, reinvestidas na equipa, a fim de acelerar ainda mais o nosso plano "Mountain Climber", que visa alcançar as equipas de topo em termos de instalações e equipamentos de topo de gama", explicou o dirigente.
Atualmente a Red Bull, juntamente com a Mercedes, têm dominado nas últimas épocas, com a Ferrari a correr por trás, embora esta ainda não esteja ao nível das marcas adversárias. O plano da Alpine visa aumentar a concorrência no Mundial, de modo a tornar a competição mais atrativa e a tentar mitigar o domínio que as duas marcas têm implementado na modalidade.
A Alpine, que tem uma fábrica em Enstone, no centro de Inglaterra, já venceu o Mundial de construtores em 2005 e 2006, quando competiam como equipa da Renault. Na última temporada terminaram na quarta posição e esta época são quintos classificados, quando já se disputaram oito das 22 corridas programadas.