Castelo de Vide recebe, no próximo fim de semana, 640 atletas de 14 países para uma das mais importantes provas do calendário nacional de orientação. O Norte Alentejano O' Meeting, que está na oitava edição, conta com os melhores especialistas mundiais, entre os quais o número um do Mundo, o francês Thierry Gueorgiou.
Corpo do artigo
Pela segunda vez na história desta prova, será em Castelo de Vide que alguns dos melhores orientistas do mundo enfrentam a primeira competição da temporada. Terrenos de enorme qualidade e percursos desafiantes explicam o sucesso do Norte Alentejano O' Meeting, com as duas etapas de floresta, de distância média, a terem lugar na Barragem de Póvoa e Meadas, enquanto o centro da cidade de Castelo de Vide acolherá a prova de Sprint WRE, pontuável para o Ranking Mundial.
Primeiro dos três campos de treino projetados este ano para Portugal por Thierry Gueorgiou, o NAOM atrai as atenções do francês por várias razões: "As organizações portuguesas, em geral, têm uma grande reputação hoje em dia e eu espero um evento de classe mundial, em termos de terrenos e de percursos", diz.
Outra forte presença em Castelo de Vide será a de Daniel Hubmann. Segundo classificado do Ranking Mundial, Daniel considera que "é sempre bom começar a competir novamente e espero que as provas sejam desafiantes". Trabalhar "ao nível das competências na distância média" parece ser o objetivo do suíço, concluindo que "o NAOM será um bom teste para terminar este primeiro campo de treino".