<p>Portugal, Dinamarca, Noruega, Islândia e Chipre não conseguiram, ontem, segunda-feira, chegar a um consenso quanto ao calendário do Grupo H da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de futebol de 2012, que será coorganizado pela Polónia e pela Ucrânia. </p>
Corpo do artigo
Em Copenhaga (Dinamarca), seis horas de reunião foram insuficientes para a celebração de um acordo, algo raro, mas que Carlos Queiroz justificou com a presença de três selecções escandinavas. Caberá agora à UEFA sortear a ordem dos jogos. Os cinco países concordaram, no entanto, que, realizado o sorteio, todos tentarão fazer arranjos, de acordo com as datas livres. Recorde-se que a fase de qualificação para o Euro 2012 arrancará em Setembro próximo (3, 4 e 7 são os dias disponíveis) e prolongar-se-á até Outubro de 2011 (dias 7, 8 e 11). Para Novembro de 2011 (dias 11/12 e 15) estão marcados os jogos do play-off.
"Infelizmente, não temos fumo branco. A negociação foi um pouco difícil devido ao facto de num grupo de cinco equipas estarem três escandinavas e duas do Sul. Foi difícil acertar os interesses de todos. Cada vez que havia acordo entre duas equipas, faltavam datas para as outras", afirmou, no final da reunião, Carlos Queiroz, que esteve acompanhado pelo director da FPF Carlos Godinho.
"Chegámos perto algumas vezes, só que com três equipas escandinavas no grupo, um número ímpar, foi difícil chegar a um acordo. Os interesses de Portugal e do Chipre não são exactamente os mesmos dos países do Norte da Europa. Ninguém quer arriscar jogar em Março ou Outubro nesses sítios", referiu o seleccionador de Portugal, para quem, apesar de esta ser uma situação rara, o sorteio acaba por ser a solução mais justa.