
Inglaterra "só" precisa de vencer a Itália para rumar ao Euro
Oli SCARFF / AFP
Depois de oito países já terem presença assegurada na fase final do Europeu de 2024, entre as quais Portugal, esta terça-feira, Inglaterra, Hungria e Dinamarca podem carimbar a passagem para a maior competição europeia de seleções, sediada na Alemanha.
Além de Portugal, que garantiu o apuramento à sétima jornada, há mais sete seleções com vaga garantida no Europeu de 2024. À anfitriã Alemanha juntaram-se Portugal, França e Bélgica, na última sexta-feira, Espanha, Escócia e Turquia, na noite de domingo, e a Áustria, nesta segunda-feira.
Esta terça-feira, das 24 vagas para a fase final da competição, mais três podem já ficar definidas. No Grupo C, a Inglaterra precisa de vencer a Itália, ou empatar se a Ucrânia não bater a Malta. No Grupo G, a Hungria só precisa de si mesma para garantir o apuramento, ao levar de vencida a Lituânia. No Grupo H, as contas são mais equilibradas.
A Dinamarca só irá fazer parte do leque dos apurados mediante a conjugação de três desfechos. Os nórdicos precisam de vencer o San Marino, esperar que a Eslovénia não perca diante da Irlanda do Norte e que o embate entre a Finlândia e o Cazaquistão termine empatado.
Com estes resultados, ficam confirmadas dez das 24 seleções presentes no Euro2024. Se excluirmos a Alemanha, 20 das vagas de apuramento são garantidas pelos dois primeiros classificados de cada grupo e mais três através de um play-off.
Consoante as prestações na última edição da Liga das Nações, 12 equipas irão disputar estas eliminatórias. Por terem vencido a Liga B e C, respetivamente, a Bósnia-Herzegovina, adversária de Portugal no Grupo J, e a Geórgia já confirmaram presença no play-off, a última oprtunidade para o apuramento para o Europeu de 2024, na Alemanha.
