
Samuel Justo
FPF
Portugal goleou, esta quinta-feira, a Itália (5-1) e assumiu a liderança isolada do grupo A no Europeu de sub-19 que decorre em Malta. A equipa operou uma reviravolta no marcador e já olha para as meias-finais da prova.
Corpo do artigo
Portugal entrou praticamente a perder, mas conseguiu recompor-se e ser melhor que o oponente, mesmo ainda na fase em que ambas as equipas jogaram com onze unidades. Empatou o jogo num lance de Rodrigo Ribeiro, um dos melhores lusos, manteve a fome atacante e depois aproveitou a expulsão de Lipani – italiano foi insensato – para acentuar o domínio na segunda parte. E construir um resultado confortável, além de desperdiçar oportunidades para golear.
O triunfo concede a liderança do grupo A com seis pontos e deixa o conjunto para fechar o grupo nessa posição, no embate frente a Malta, no domingo.
A vantagem inicial, na sequência de um canto e da superioridade aérea italiana na área lusa, concedeu conforto aos transalpinos, sempre cómodos a jogar na expectativa.
A equipa lusa tentou contrariar o recuo e maior presença física do oponente com a tentativa de exploração dos flancos, essencialmente o direito. Ainda demorou algum tempo para se realmente impor, mas conseguiu através de um pressing mais forte e da boa movimentação de algumas peças, casos de Hugo Félix, Gonçalo Esteves e Rodrigo Ribeiro começar a fazer tremer o adversário.
Gustavo Sá deixou a primeira ameaça, após combinação de Rodrigo Ribeiro e Samuel Justo. Um lance bem delineado, mas parado por Mastroantonio. O keeper italiano garantiu a vantagem, mas foi insuficiente para suster o avanço da superioridade lusa, materializada com o empate de Rodrigo Ribeiro. O lance não teve nota artística, mas refletia muito da vontade e procura da sorte do conjunto.
Mesmo depois do empate, o onze das quinas continuou a ser melhor e Nuno Félix ainda fez brilhar o keeper contrário.
Na frente também no plano psicológico, Portugal ficou em vantagem numérica por expulsão de Lipani que reagiu de forma adversa a um agarrão de Gustavo Sá.
Em vantagem numérica, Portugal dominou a segunda parte e criou ocasiões. Samuel Justo, Rodrigo Ribeiro e Gustavo Sá conseguiram estar numa zona de tiro privilegiada mas a pontaria não foi a melhor nos primeiros casos e Mastroantonio também manteve o empate.
A cavalgada lusa foi recompensada pelo tento de Gustavo Sá, após assistência de Gonçalo Esteves. Em vantagem os lusos continuaram com fome atacante e a forçar as ações ofensivas com Rodrigo Ribeiro inspirado. Gabriel Brás ampliou o resultado, após um canto milimétrico de Hugo Félix que selou o quarto tento. João Gonçalves fechou a goleada.

