Portugal perdeu frente aos Países Baixos, em Zilina, por 1-0, e está afastado das grandes decisões do Campeonato da Europa de Sub-21. O tento solitário foi marcado por Poku (83 minutos), num encontro em que Quenda (31 minutos) falhou um penálti e os neerlandeses jogaram com menos um elemento por mais de 70 minutos.
Corpo do artigo
No primeiro encontro dos quartos de final, os Países Baixos souberam jogar com a desvantagem para atacar no momento certo e apontar o golo que valeria um bilhete dourado para as meias-finais.
Num jogo em que os neerlandeses até começaram por ter mais bola, a seleção portuguesa foi crescendo e começou por criar as primeiras ocasiões de perigo no primeiro quarto de hora. A mais evidente teve lugar aos nove minutos, numa jogada individual, na qual Mateus Fernandes driblou dois adversários e lançou Quenda que, fletindo do lado direito, atirou um remate cruzado muito próximo ao segundo poste.
Pouco depois, quando os Países Baixos procuravam crescer no encontro, Ruben Van Bommel, no espaço de três minutos (19 minutos e 21 minutos), viu ser atribuído o duplo amarelo e foi expulso do encontro, deixando os pupilos de Reizeger em trabalhos.
Desta forma, com alguma naturalidade, a seleção portuguesa foi crescendo ainda mais no encontro e eis que num lance na área adversária, Tiago Tomás é derrubado, acabando o árbitro, após intervenção do VAR, por assinalar uma grande penalidade. No entanto, Quenda (31 minutos) teve pontaria a mais e acertou com a bola em cheio no poste. Antes do intervalo, o golo neerlandês ainda esteve à vista, mas Samuel Soares (39 m) negou com uma grande defesa.
Na retoma, a formação portuguesa voltou a entrar com "a carne toda no assador". Contudo, a seleção neerlandesa manteve-se compacta e sólida a defender com menos uma unidade e foi exímia quando teve de ser. Poku (83 minutos) conseguiu escapar à marcação e tirou com maestria Samuel Soares da frente, finalizando, por fim, a jogada com o tento que desbloqueou o marcador.
Até ao apito final, Portugal procurou ir atrás do prejuízo, contudo, sem efeito prático. Termina assim a campanha no Europeu de sub-21.