Ex-adjunto do F. C. Porto desvaloriza terceiro lugar nesta altura do campeonato

Rui Quinta, ex-adjunto do F. C. Porto, desvalorizou hoje a desvantagem pontual que coloca a equipa portista no terceiro lugar da I Liga de futebol, após a derrota com a Académica, por 1-0.
Corpo do artigo
"Sendo o campeão nacional é normal, nesta altura, que se empole as situações, que se dê maior cobertura ao que tem acontecido. Recordo-me de que na nossa primeira época também passámos por um momento destes. Acabámos por superar e fomos campeões nacionais dois anos seguidos", lembrou Rui Quinta à margem de um congresso sobre futebol que se realiza até terça-feira na Maia.
O alegado apoio do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, ao treinador Paulo Fonseca é algo que não surpreende o ex-adjunto de Vítor Pereira, que explicou que "essa é uma característica que o diferencia dos demais dirigentes".
"O presidente sempre deu a cara pelas suas apostas, é uma característica do presidente. Quem trabalha no FC Porto sente uma confiança muito grande, sente que tem sempre a cobertura de quem dirige e as melhores condições para executar as suas tarefas", afirmou ainda.
O que também não surpreendeu Rui Quinta foi a forma como os jogadores foram recebidos no Dragão, à chegada depois da derrota em Coimbra frente à Académica.
"É uma forma intrínseca de sentir o clube, de ao mesmo tempo demonstrar a paixão pelo clube. Quem trabalha ali sente isso como um sinal para podermos dar todos mais um pouco do que temos dado", explicou, acrescentando ainda: "Temos de perceber. O mesmo aconteceu-nos curiosamente num regresso de Coimbra depois de um jogo da Taça de Portugal. Quem conhecer o clube sabe que isto faz parte da cultura do clube e temos que enquadrar este tipo de situações no processo e não podemos avaliar isso como sendo determinante".
Quando questionado sobre a gravidade dos incidentes e sobre o facto de terem sido lançadas tochas contra o autocarro, uma das quais feriu um polícia, Rui Quinta é perentório: "Não vejo as coisas por esse prisma. Há muitos treinadores que gostariam de estar naquele autocarro a levar com tochas, era sinal de que estariam a treinar os campeões nacionais".
Relativamente às capacidades do FC Porto, Rui Quinta não tem dúvidas que o clube "está muito bem apetrechado, para fazer frente a qualquer adversário do campeonato nacional e para poder vencer outra vez o campeonato".
"Há jogadores que, como em todas as equipas, atravessam fases em que os desempenhos não são tão exuberantes, mas penso que os jogadores que estão no plantel são capazes de levar o FC Porto à conquista de mais um campeonato", disse ainda.
Para o próximo jogo do campeonato, com o Braga, o técnico acredita que "o FC Porto vai dar uma resposta cabal e vai demonstrar que os jogadores estão focados naquele grande objetivo que é o campeonato".
