Sporting regressa às vitórias com golos de Porro, Morita e Edwards. Amorim com motivos para sorrir no jogo 100 como treinador na Liga. Afonso viu dois amarelos em nove minutos.
Corpo do artigo
A atravessar um período conturbado, não vencendo há três jogos, o Sporting deu, ontem, resposta à altura, ao vencer o Vitória de Guimarães, por 3-0, numa partida que ficou mais fácil após a expulsão de Afonso aos 26 minutos, que viu dois cartões amarelos em menos de 10 minutos.
Com a lesão de Nuno Santos, Ruben Amorim lançou Nazinho no flanco esquerdo e surpreendeu ao deixar Trincão e Edwards no banco. Pedro Gonçalves regressou ao trio de ataque e a vaga no meio-campo foi preenchida por Morita.
Desde o apito inicial que o conjunto verde e branco esteve por cima e mesmo antes do cartão vermelho a Afonso já tinha criado pelo menos três oportunidades: primeiro por Paulinho, depois por Pedro Gonçalves e, finalmente, por Morita. Percebendo que a equipa ia ter mais bola e ia necessitar de maior capacidade de desequilíbrio para ultrapassar o bloco vimaranense que, reduzido a 10 homens, naturalmente baixou no terreno, Ruben Amorim lançou Edwards e retirou Nazinho, recuando Arthur Gomes para a função de ala esquerda. No minuto seguinte, chegou o golo, da autoria de Pedro Porro, que respondeu da melhor maneira a um cruzamento de Matheus Reis.
O Sporting galvanizou-se com o golo e aproveitou os erros de uma defesa do Vitória que ainda se tentava encontrar com menos um homem e, antes do intervalo, dilatou a vantagem, com um golo de Morita a passe de Marcus Edwards.
Vitória justa do Sporting ao intervalo, que foi dilatada logo no início da segunda metade, por Marcus Edwards. Até ao apito final, os leões mantiveram sempre o controlo, ainda que não tenham criado grandes oportunidades.
Ruben Amorim saiu certamente satisfeito do jogo 100 como treinador na Liga, num encontro em que recebeu carinho por parte dos adeptos na bancada.
Mais: Marcus Edwards saiu do banco para mexer com o jogo e foi exatamente isso que fez, com um golo e uma assistência. Pedro Porro rubricou uma grande exibição.
Menos: A expulsão de Afonso condicionou todo o plano de jogo do Vitória de Guimarães. Moreno tentou equilibrar, mas a formação minhota não conseguiu ombrear.
Árbitro: Jogo relativamente tranquilo de Manuel Mota, que acertou no segundo cartão amarelo a Afonso. Bem auxiliado pelo VAR nos lances em que foi necessário.
Veja o resumo do jogo:
https://jn.vsports.pt/embd/79755/m/11973/jn/54e6853ff926557e6798d85d0aa3bc7c?autostart=false