O F. C. Porto comunicou, esta terça-feira, que está em negociações para a cessação do contrato com o treinador Martín Anselmi. O argentino vai deixar o clube azul e branco ao fim de cinco meses no cargo.
Corpo do artigo
O anúncio da SAD portista surge uma semana depois de os dragões terminarem uma campanha desastrosa no Mundial de Clubes, prova em que não conseguiram o apuramento para os oitavos de final, objetivo mínimo que havia sido estabelecido por André Villas-Boas.
Embora o comunicado à CMVM não aborde o valor da indemnização a pagar a Anselmi, é sabido que o valor bruto dos dois anos de contrato que o técnico ainda tinha para cumprir ronda os quatro milhões de euros.
Martín Anselmi foi a escolha para substituir Vítor Bruno, que tinha sido o eleito por Villas-Boas após a saída de Sérgio Conceição, e chegou à Invicta em janeiro, promovendo uma mudança tática – para o 3x4x3 -, mas o futebol praticado pela equipa nunca convenceu os adeptos e os resultados também não evoluíram em relação ao período anterior.
Nas 21 partidas em que orientou o dragão, Anselmi somou 10 vitórias (47,6%), seis empates (28,5%) e cinco derrotas (23,8%), terminando o campeonato na terceira posição e sendo eliminado pela Roma no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.
A chegada do treinador argentino à Invicta também esteve envolvida em alguma polémica, uma vez que o F. C. Porto não chegou a um acordo imediato com o Cruz Azul, algo que só aconteceria em maio, com a SAD azul e branca a pagar 3,1 milhões de euros ao emblema mexicano.
Nos próximos dias, o italiano Francesco Farioli será anunciado como sucessor de Anselmi, devendo assinar um contrato válido por duas épocas, com mais um ano de opção que pode ser exercida pelo F. C. Porto em 2027.