Dragões venceram Maccabi na estreia de Martín Anselmi. Segue-se Plzen ou Roma no play-off e, em caso de apuramento, há duelo marcado com a Lazio ou o Athletic Bilbao. Minhotos bateram a Lazio, desperdiçaram oportunidades e ficaram a apenas um golo de eliminar o Fenerbahçe de José Mourinho.
Corpo do artigo
Sortes diferentes para os clubes portugueses na Liga Europa. O F. C. Porto cumpriu, com muito sofrimento à mistura, a missão em Belgrado, venceu o Maccabi Telavive e garantiu a presença no play-off de acesso aos oitavos de final, sabendo hoje se vai defrontar a Roma ou o Viktoria Plzen. No Minho, e perante contas muito mais complicadas do que as dos azuis e brancos, o Braga esteve a um pequeno passo de conseguir o milagre, mas o triunfo, pela margem mínima, sobre a Lazio não foi suficiente e a equipa de Carlos Carvalhal ficou na 25.ª posição e morreu na praia.
A estreia de Martín Anselmi no comando técnico do F. C. Porto ainda não teve direito a nota artística, mas os portistas conseguiram, finalmente, a primeira vitória em 2025 - após quatro derrotas e um empate - e continuam na luta europeia: caso ultrapassem a Roma ou o Plzen, os dragões já sabem que vão encontrar a Lazio ou o Athletic de Bilbao nos oitavos de final.
A equipa italiana deslocou-se ao Minho já com uma vaga nos últimos 16 e o Braga fez pela vida. O golo de Ricardo Horta, logo aos seis minutos, relançou a candidatura dos guerreiros ao apuramento, o avançado poderia ter ampliado a vantagem na segunda parte e, aos 90+4 minutos, Gabri Martínez marcou mesmo um tento que carimbaria a presença no play-off, mas o lance foi anulado por fora de jogo.
E foi assim, por causa de um simples golo, que o Braga se despediu da aventura europeia em 2024/25, já que o 2-0 seria suficiente para subir ao 24.º lugar e eliminar o Fenerbahçe, de José Mourinho, que empatou (2-2) no terreno do Midtjylland.
Mas esta nem era a única hipótese de festa para os adeptos minhotos, que, na pedreira, chegaram a celebrar o golo do empate do Maccabi Telavive frente ao F. C. Porto - também anulado por fora de jogo -, uma vez que um empate atiraria os azuis e brancos para fora de competição e apuraria a equipa de Carlos Carvalhal. E, como não há duas sem três, o Twente levou a melhor sobre o Besiktas nos instantes finais e acabou com todas as chances europeias do Braga.
Dalot marca e Amorim sorri
Apesar da derrota na pedreira, a Lazio segurou o primeiro lugar, com os mesmos pontos do Athletic de Bilbao, e o Manchester United, de Ruben Amorim, garantiu o terceiro posto e consequente apuramento direto para os oitavos graças a um triunfo, por 2-0, no terreno do Steaua de Bucareste. O internacional português Diogo Dalot estreou-se a marcar em 2024/25 e abriu caminho ao sucesso dos red devils, confirmado por Mainoo.