Águias perderam em casa com os dragões (29-30), no segundo jogo do Grupo A, que vai definir o campeão nacional de andebol.
Corpo do artigo
A equipa de andebol do F. C. Porto deu o mote para a vitória no primeiro clássico do dia, no andebol, derrotando o Benfica por apenas um golo de diferença (29-30). Com este resultado, as águias têm a missão muito complicada para chegarem ao título de campeão, apesar de ainda ser matematicamente possível. Já os dragões partilham liderança com o Sporting, adversário que vão defrontar no jogo 3 do Grupo A, para definir o campeão.
O início da partida foi renhido, com ambos os conjuntos a testar o adversário, com o Pavilhão da Luz pouco preenchido para o jogo em questão. Nas balizas, Abrahmson e Capdeville iam preenchendo as redes e evitando muitos golos.
Aos 15 minutos, primeiro time out do jogo, pedido pelo técnico benfiquista Jota González, numa altura em que o FC Porto vencia por três de vantagem (7-10). O benfiquista Taleski foi expulso, depois de um empurrão, que resultou no choque de cabeças entre Gunnarsson e Alexis Borges, interrompendo o jogo.
Apesar disso, o desconto de tempo fez bem aos encarnados, que foi para o intervalo em vantagem (16-15). A segunda metade continuou equilibrada, com uma equipa a marcar e a outra a responder.
Enorme Rêma! O guardião azul e branco, defendeu o remate e a recarga nos 7 metros de Ole Rahmel, não permitindo às aguias dilatar a curta vantagem, com o F. C. Porto a passar para a frente nos minutos seguintes (24-25).
O jogo seguiu equilibrado e nenhuma equipa descolou uma da outra. No minuto final, os adeptos caseiros começaram a assobiar para tentar desconcentrar os portistas e com o jogo empatado a 29, os benfiquistas desperdiçaram a oportunidade de vencer o jogo, perdendo a posse de bola. O banco dos visitantes pediu desconto de tempo de imediato, com 12 segundos para resolver a partida. Ricardo Brandão marcou e deu a vitória aos dragões (29-30).
Recorde-se que este é quarto confronto entre as duas equipas, com os dragões a vencer no em casa (35-29) e fora (24-27), sendo que saíram derrotadas na meia-final da superada (31-34).
Sporting e FC Porto chegaram a esta fase final colados no primeiro lugar e ambos venceram os jogos da primeira ronda desta fase final, sendo que no primeiro jogo da fase final, os leões venceram o Benfica por 34-30, enquanto os dragões bateram o Marítimo por 36-29. Já no arranque desta segunda ronda, o Sporting venceu o Marítimo e continua com os mesmos pontos do rival nortenho.
Assim fica classificação depois do clássico: Sporting, 38 pontos (2 jogos); FC Porto, 38 (2 jogos); Benfica, 31 (2 jogos); Marítimo, 28 (2 jogos)