F. C. Porto com Abel Ferreira, Messi e Al Ahly, Benfica defronta Bayern, Boca Juniors e Auckland City
F. C. Porto e Benfica conheceram, esta quinta-feira, os adversários na primeira edição do Mundial de clubes, que se disputa, entre os dias 15 de junho e 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos da América.
Corpo do artigo
Grupo A: Palmeiras, F. C. Porto, Al Ahly e Inter Miami
Grupo B: PSG, Atlético de Madrid, Botafogo e Seattle Sounders
Grupo C: Bayern Munique, Benfica, Boca Juniors e Auckland City
Grupo D: Flamengo, Chelsea, Club León Espérance
Grupo E: River Plate, Inter de Milão, Monterrey e Urawa Reds
Grupo F: Fluminense, Borussia Dortmund, Ulsan e Mamelodi Sundowns
Grupo G: Manchester City, Juventus, Wydad e Al Ain
Grupo H: Real Madrid, RB Salzburgo, Al Hilal e Pachuca
Para além de Bayern Munique e Boca Juniors, o Benfica terá o Auckland City, da Nova Zelândia, como adversário no Grupo C do Mundial de Clubes.
O Benfica foi colocado no Grupo C e terá o Bayern Munique como adversário.
Grupo A: Palmeiras, F. C. Porto, Al Ahly e Inter Miami
Grupo B: PSG, Atlético de Madrid, Botafogo e Seattle Sounders
Grupo C: Bayern Munique, Benfica e Boca Juniors
Grupo D: Flamengo, Chelsea e Club León
Grupo E: River Plate, Inter de Milão e Monterrey
Grupo F: Fluminense, Borussia Dortmund e Ulsan
Grupo G: Manchester City, Juventus e Wydad
Grupo H: Real Madrid, RB Salzburgo e Al Hilal
O Grupo C vai contar com a presença do Boca Juniors, da Argentina, que se junta ao Bayern Munique e ao Benfica.
O F. C. Porto já conhece os três adversários no Grupo A da primeira fase do Mundial de Clubes, ao ver os egípcios do Al Ahly juntarem-se a Palmeiras e Inter de Miami.
Grupo A: Palmeiras, F. C. Porto e Inter Miami
Grupo B: PSG, Atlético de Madrid e Seattle Sounders
Grupo C: Bayern Munique e Benfica
Grupo D: Flamengo e Chelsea
Grupo E: River Plate e Inter de Milão
Grupo F: Fluminense e Borussia Dortmund
Grupo G: Manchester City e Juventus
Grupo H: Real Madrid e RB Salzburgo
O F. C. Porto foi a primeira equipa do Pote 2 a ser sorteada. Integra o Grupo A, juntamente com o Palmeiras, de Abel Ferreira.
O desfile de glórias do futebol mundial não pára. Chegou a vez do italiano Alessandro Del Piero subir ao palco para explicar os moldes do sorteio: "Estou muito entusiasmado, por ser a primeira vez que esta prova acontece".
Grupo A: Palmeiras
Grupo B: PSG
Grupo C: Bayern Munique
Grupo D: Flamengo
Grupo E: River Plate
Grupo F: Fluminense
Grupo G: Manchester City
Grupo H: Real Madrid
O brasileiro Ronaldo, antigo goleador da seleção brasileira, ajudou a desvendar o troféu que será levantado pelo vencedor do Mundial de clubes, em julho do próximo ano: "Perguntei ao presidente (da FIFA) por que não o fizeram antes? É incrível. Vai ser muito bom. Vamos ter 32 equipas, muito dinheiro para os clubes e este troféu bonito. Vai ser difícil ao capitão levantá-lo sozinho".
Gianni Infantino, presidente da FIFA, abriu o sorteio do Mundial de clubes: "Que emoção estar aqui. O futebol une o mundo a partir dos campeonatos do mundo. Agora, temos uma prova que vai definir o campeão do mundo e que vai iniciar uma nova era no futebol mundial. É um dia histórico. Vamos ter grandes equipas, grandes estádios e milhões de adeptos a acompanhar. Todos os adeptos do mundo vão poder ver todos os jogos sem custos. Espero que se divirtam muito".
A partir das 18 horas portuguesas, pode acompanhar a transmissão do sorteio da fase de grupos do Mundial de clubes através do sítio oficial da FIFA.
Numa mensagem gravada, Donald Trump, que vai tomar posse como presidente dos Estados Unidos da América em janeiro do próximo ano, deixou elogios ao Mundial de clubes e ao presidente da FIFA: "Quero desejar a todos uma boa noite. São liderados por um homem chamado Gianni, é um vencedor. Conhecemo-nos há muito tempo. O futebol está a crescer muito, o meu filho também joga. É uma honra estarmos juntos. Vai ser fantástico".
O troféu que o vencedor da primeira edição do Mundial de clubes levará para casa foi revelado pela FIFA. O dourado é o tom dominante na peça desenvolvida pela empresa norte-americana Tiffany & Co.
À exceção da europeia UEFA, nenhuma confederação pode ser representada por mais do que um clube por grupo. Os norte-americanos Inter Miami e Seattle Sounders já sabem que vão integrar os grupos A e B, respetivamente. A equipa de Miami, onde atua Lionel Messi, vai estar no jogo de abertura do torneio, no Hard Rock Stadium, no dia 15 de junho de 2025.
Os representantes portugueses na prova, F. C. Porto e Benfica, integram o Pote 2 no sorteio da fase de grupos do Mundial de clubes, juntamente com Chelsea, Borussia Dortmund, Inter de Milão, Atlético de Madrid, Juventus e RB Salzburgo.
A primeira edição do Mundial de clubes, organizado pela FIFA, junta 32 clubes. A UEFA é confederação mais representada, com 12 equipas (Manchester City, Real Madrid, Chelsea, Bayern Munique, PSG, Borussia Dortmund, Inter de Milão, F. C. Porto, Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e RB Salzburgo), seguida pela CONMEBOL (Flamengo, Palmeiras, Fluminense, Botafogo, River Plate e Boca Juniors), a CONCACAF (Monterrey, Club León, Pachuca, Seattle Sounders e Inter Miami), a AFC (Al Hilal, Urawa Reds, Al Ain e Ulsan), a CAF (Al Ahly, Wydad, Espérance e Mamelodi Sundowns) e a OFC (Auckland City).
A FIFA definiu 12 estádios, nos Estados Unidos da América, para receberem os 63 jogos que compõem o Mundial de clubes do próximo ano. São eles o Mercedes-Benz Stadium (Atlanta), o TQL Stadium (Cincinnati), o Bank of America Stadium (Charlotte), o Rose Bowl Stadium (Los Angeles), o Hard Rock Stadium (Miami), o GEODIS Park (Nashville), o Camping World Stadium (Orlando), o Inter&Co Stadium (Orlando), o Lincoln Financial Field (Filadélfia), o Lumen Field (Seattle), o Audi Field (Washington) e o MetLife Stadium (Nova York), onde se disputará a final do torneio, agendada para o dia 13 de julho de 2025.
Tem alguma dúvida por esclarecer sobre como vai funcionar a primeira edição do Mundial de clubes? O JN dá conta de tudo o que precisa de saber sobre a competição neste Explicador:
Boa tarde! Acompanhe, ao minuto, o desenrolar do sorteio da primeira edição do Mundial de clubes, competição organizada pela FIFA que conta com a participação dos emblemas portugueses F. C. Porto e Benfica.