O F. C. Porto anunciou, esta segunda-feira à noite, a transferência de Nico González para o Manchester City por 60 milhões de euros, o valor da cláusula de rescisão do médio espanhol que os dragões contrataram ao Barcelona no verão de 2023 por 8,4 milhões de euros.
Corpo do artigo
No comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a SAD do F. C. Porto informa que exerceu, antecipadamente, a opção de compra junto ao Barcelona de 20% dos 40% das mais-valias que os catalães detinham, por três milhões de euros, ficando cancelada a opção de recompra que o clube espanhol detinha até junho deste ano.
No mesmo documento, os dragões assumem que ficam responsáveis pelo mecanismo de solidariedade da FIFA e declaram que terão encargos com serviços de intermediação de 10% "do montante da transação líquido do mecanismo de solidariedade".
Assim, dos 60 milhões de euros da venda ao Manchester City, o Barcelona vai receber 10,2M€, que representam os 20% das mais-valias em relação aos 8,4M€ da transferência de Nico para o F. C. Porto, pelo que o "lucro" dos dragões neste processo deve superar os 49 milhões de euros.
O City já anunciou Nico González como reforço e o médio assumiu que se trata de um desafio que não podia negar.
"É a oportunidade perfeita nesta fase da minha carreira. Tenho 23 anos e quero colocar-me à prova em Inglaterra. Não há melhor do que o Manchester City para fazer isso. O plantel que têm aqui é inacreditável, cheio de jogadores de classe mundial. Não há um futebolista no mundo que não gostasse de fazer parte deste grupo", afirmou o espanhol.