Academia da Maia do F. C. Porto terá 10 campos de futebol, 72 quartos duplos e um plano de acessibilidade que irá encurtar em 10 minutos a deslocação até ao Estádio do Dragão.
Corpo do artigo
No dia em que cumpre 42 anos na liderança do F. C. Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa conferiu aos jornalistas a oportunidade de conhecer o local onde irá nascer a Academia do emblema azul e branco, na Maia.
No terreno, com cerca 21 hectares, irão ser construídos 10 campos de futebol de dimensões oficiais, dos quais um deles terá a capacidade exigida para receber jogos da Segunda Liga Portuguesa, contemplando nas bancadas 2000 lugares cobertos, para além de uma zona de imprensa e balneários de apoios aos jogos que poderão decorrer nos restantes terrenos.
A Academia irá, ainda, contar com um edifício central de quatro pisos que contempla dois grandes espaços: a Casa do Dragão e uma Zona Técnica Desportiva.
A primeira delas irá servir de residência para os jovens atletas e inclui 72 quartos duplos, áreas de estudo, lazer, descanso e convívio e uma cantina capaz de servir 500 refeições diárias.
Já na outra parte será o espaço para a zona administrativa, auditórios e até gabinetes médicos e um ginásio com cerca de 1000 metros quadrados.
Por último, a grande novidade será um plano de acessibilidade projetado pela Câmara Municipal da Maia, que encurtará em 10 minutos o percurso entre o Estádio do Dragão e a Academia do F. C. Porto.