A dois dias do fim do prazo para a apresentação de candidaturas às eleições do clube azul e branco, foram formalizadas ontem, no Estádio do Dragão, as listas lideradas por Pinto da Costa e José Fernando Rio.
Corpo do artigo
A primeira teve como principal novidade o facto de incluir Lourenço Pinto como candidato a presidente da Mesa da Assembleia-Geral (MAG), no mesmo dia em que o JN noticiou, em primeira mão, que o mesmo vai deixar a liderança da Associação de Futebol do Porto no final do mandato, em abril.
Os outros nomes apresentados pela candidatura de Pinto da Costa foram os de Jorge Guimarães, para a presidência do Conselho Fiscal e Disciplinar, e de Rui Moreira como cabeça de lista para o Conselho Superior
"O convite de Pinto da Costa era irrecusável, por ser meu amigo e por eu ser do F. C. Porto. Mas o pedido do presidente só foi formulado depois de ele saber que eu não continuaria como presidente na Associação de Futebol do Porto. Portanto, eu não saí da A. F. Porto para o F. C. Porto", afirmou Lourenço Pinto, em declarações ao nosso jornal. "Vou entregar-me de corpo e alma a este órgão e deixo uma palavra de apreço a todos os que me antecederam. O que espero das eleições? Sou amante do diálogo e da democracia. Há vitalidade no clube. A discussão de ideias é ótima", sublinhou.
Quanto a José Fernando Rio, confirmou os nomes já anunciados para os três órgãos sociais (André Noronha para a MAG e José Jacinto Costa para o Conselho Fiscal e Disciplinar), mas não apresentou a totalidade dos membros candidatos ao Conselho Superior, tornando público apenas o nome do cabeça de lista, que é Álvaro Teles de Menezes, um dos sócios mais antigos dos dragões (n.º 90).
"Vivemos tempos novos e difíceis. Foi preciso muita coragem e muito portismo para levar este processo até ao fim", escreveu o candidato, nas redes sociais, acrescentando: "Estou preocupado com o futuro do clube, mas sobretudo com a saúde das pessoas. Nesse sentido, a minha candidatura solicitou ao presidente da MAG o adiamento do ato eleitoral".
Ao que o JN apurou, a decisão de suspender as eleições marcadas para o dia 18 de abril já foi tomada por Matos Fernandes, presidente da MAG, mas a situação de crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19 impede-o de avançar com nova data.
Incógnita
Nuno Lobo decide esta quarta-feira se entra na corrida eleitoral
Com o prazo para a apresentação de candidaturas quase a terminar, poderá ainda haver um terceiro candidato às eleições no F. C. Porto. Nuno Lobo reúne-se esta quarta-feira com o grupo de apoiantes e, durante a tarde, dirá em comunicado se entra, ou não, na corrida. Segundo apurámos, para o empresário portuense, o único entrave tem a ver com o processo de recolha, em suporte físico, das 300 assinaturas necessárias à candidatura, muito dificultado pela situação que se vive no país provocada pelo surto de coronavírus.
Ecos do Dragão
"Sem condições" Koehler desiste
João Koehler não conseguiu reunir as condições para ser candidato a presidente do F. C. Porto, apesar de ter tido mais de 4000 subscrições do manifesto que apresentou. "Falei com as forças vivas do clube e da cidade. Ninguém quis dar a cara, preferindo o sentido de oportunidade tático do silêncio", criticou, na rede social Facebook.
Prazo acaba às 19 horas de quinta-feira
A 30 dias da data inicialmente prevista para as eleições, termina às 19 horas de quinta-feira o prazo para a apresentação de candidaturas à presidência da Direção e restantes órgãos sociais do F. C. Porto.