A FIFA confirmou, este domingo, a nova fórmula do Campeonato do Mundo de clubes que, a partir de 2025, vai ter a participação de 32 equipas e jogado num formato idêntico ao Mundial de seleções, sendo que o F. C. Porto e o Benfica estão confirmados na competição que se vai realizar nos Estados Unidos da América.
Corpo do artigo
O Conselho do organismo que gere o futebol mundial reuniu-se antes das meias-finais do Mundial de Clubes que está a decorrer na Arábia Saudita e confirmou a mudança de regulamentos da competição, que entra em vigor em 2025.
Como regra de acesso, a FIFA tem um sistema de pontuações baseado no rendimento das equipas, ao longo dos últimos quatro anos, na principal prova internacional da cada confederação - a Liga dos Campeões na UEFA e a Taça Libertadores na CONMEBOL, da América do Sul -, sendo que, no caso do Velho Continente, é utilizado o ranking de clubes da UEFA.
E é graças a isso que F. C. Porto e Benfica já estão confirmados como duas das 12 equipas europeias que vão disputar a primeira edição alargada do Mundial de clubes, juntamente com o Bayern de Munique, Paris Saint-Germain e Inter de Milão (através do ranking), já sendo conhecidos outros três emblemas: Chelsea (2020/21), Real Madrid (21/22) e Manchester City (22/23) entram pelo caminho dos campeões e a este trio juntar-se-á a equipa que conquistar a Liga dos Campeões desta temporada.
África terá quatro equipas no Mundial - o Al Ahly, do Egito e o Wydad, de Marrocos já estão apurados -, tantos quanto a Ásia, sendo que o Al Hilal, da Arábia Saudita atualmente treinado por Jorge Jesus, tem lugar reservado, bem como os japoneses do Urawa Red Diamonds.
Monterrey (México), Seattle Sounders (Estados Unidos) e Club León (México) serão três dos quatro representantes da América do Norte, enquanto o Auckland City (Nova Zelândia) representará a Oceania.
A América do Sul tem direito a seis vagas, três das quais, todas brasileiras, já estão apuradas graças aos sucessos nas últimas edições da Taça Libertadores: Palmeiras, de Abel Ferreira, Flamengo e Fluminense.
A competição reserva, ainda, uma vaga para mais um clube do país anfitrião, e será jogada entre 15 de junho e 13 de julho, e o formato é igual ao dos Campeonatos do Mundo de Seleções.
As 32 equipas serão divididas em oito grupos de quatro, sendo que os dois primeiros classificados de cada um garantem o apuramento para os oitavos de final, sendo que no caso do novo Mundial de Clubes não haverá um jogo para definir o terceiro e quarto classificados.