A FIFA e a Apple não chegaram a acordo sobre os montantes de transmissão da prova. F. C. Porto e Benfica estimavam receber 50 milhões de euros só pelo prémio de participação, mas esse valor pode vir a ser menor se não aparecer uma proposta financeira vantajosa até 20 de agosto.
Corpo do artigo
F. C. Porto e Benfica projetaram receber 50 milhões de euros pelo prémio de participação no Mundial de Clubes de 2025, mas o valor mínimo a encaixar pelos dois clubes portugueses pode ser menor, tendo em conta que a Apple não chegou a acordo com a FIFA para a transmissão dos jogos da competição. De acordo com o "The Athletic", a multinacional norte-americana terá feito uma proposta de mil milhões de euros, o que apenas representa um quarto daquilo que a FIFA exigia, o que condicionou o acordo. E agora volta tudo à estaca zero.
Segundo apurou o JN, o F. C. Porto ainda não foi notificado sobre uma possível quebra dos prémios de participação, mas está a acompanhar estes últimos desenvolvimentos com especial atenção, até porque este montante era uma importante fonte de receita. Para já, apesar de faltar um ano para começar a competição que será disputada entre 15 de junho e 13 de julho de 2025 nos Estados Unidos, a FIFA ainda nem sequer definiu as cidades sede da prova e procura um parceiro para a transmissão dos jogos, vindo daí o bolo principal para distribuir os prometidos 2,5 mil milhões de euros pelos 32 clubes participantes. O prazo para o envio de propostas está a esgotar-se e termina a 20 de agosto.
De acordo com várias publicações, a FIFA poderá virar-se para uma negociação dos direitos de transmissão numa lógica de "mercado a mercado", uma solução menos vantajosa do ponto de vista financeiro e que poderá ter implicações nos prémios de distribuição dos clubes. Por outro lado, o facto de ainda ser uma competição nova e disputada em plena pré-temporada, estará a condicionar o aparecimento de novas propostas, além de que muitos grandes clubes europeus, como Barcelona, o Manchester United, o Liverpool, o Arsenal e o Milan, não se apuraram. E todos eles têm muita influência no mercado.
Este Mundial de Clubes representa um corte radical com o passado já que será disputado por 32 clubes, divididos em oito grupos de quatro, e cada um jogará três jogos no início, avançando depois para uma fase a eliminar. É muito provável que os jogos sejam disputados na costa Este dos Estados Unidos para que a diferença horária não seja muito grande em relação aos países europeus e facilitando assim a transmissão dos jogos.
Inicialmente, estava estipulado que o vencedor da prova iria ganhar 100 milhões de euros. Depois deste imbróglio já não se sabe se esse valor será mesmo o prémio final.