Estudo elaborado pela Sports Integrity Global Alliance coloca os dragões acima de Sporting e Benfica, mas longe dos clubes e das entidades mais transparentes. Lista é elaborada com base em 15 indicadores, divididos por três categorias (organizacional, operacional e financeira).
Corpo do artigo
A Sports Integrity Global Alliance (SIGA) atribui ao F. C. Porto o estatuto de clube português mais transparente, entre centenas de clubes, ligas, associações e federações desportivas de todo o Mundo.
O “Sport Transparency Index” foi publicado esta quarta-feira e coloca os dragões no grupo dos 169.º classificados, com nove pontos, a par da Liga Portugal e da Federação Portuguesa de Judo.
O Sporting é o segundo da lista entre os clubes de futebol em Portugal e surge na na posição 214, com oito pontos, juntamente com o Comité Olímpico de Portugal, enquanto o Benfica aparece no 280.º lugar, com sete pontos. Sporting de Braga e Vitória de Guimarães estão na mesma posição (360.ª), com seis pontos.
Ainda assim, o F. C. Porto não é a instituição portuguesa melhor cotada no “Sport Transparency Index”. Esse estatuto pertence às federações de golfe e ténis, que constam do lote dos décimos classificados, com 13 pontos. Já a Federação Portuguesa de Futebol está no grupo dos trigésimos classificados, com 12 pontos.
No primeiro lugar, com 14 pontos, surgem o AC Milan, a Juventus e o campeonato alemão de futebol (Bundesliga), para além de outras organizações de atletismo, remo, ténis e artes marciais.
Diga-se ainda que a classificação é elaborada com base em 15 indicadores, divididos por três categorias (organizacional, operacional e financeira).