Central vai estrear-se na Liga portuguesa pelos dragões diante do V. Guimarães. Já fez 149 jogos no campeonato.
Corpo do artigo
As lesões de Pepe e Marcano abrem caminho a uma dupla de centrais formada por Mbemba e Fábio Cardoso no jogo que a equipa portista disputa no domingo com o Vitória de Guimarães, no Estádio do Dragão. No caso do central português, será a estreia no campeonato ao serviço do F. C. Porto, depois de ter feito dois jogos na Taça de Portugal (Sintrense e Feirense) e mais dois na Liga dos Campeões, ambos com o Liverpool.
Apesar de ainda não ter jogado na prova com a camisola azul e branca, Fábio está longe de ser um jogador inexperiente na Liga portuguesa. Aos 27 anos, o defesa formado no Benfica já fez seis épocas no escalão principal, ao longo das quais somou 149 jogos na competição (88 em três anos no Santa Clara, 23 numa temporada no Vitória de Setúbal e 38 em dois anos no Paços de Ferreira).
Sem espaço nos planos de Conceição nos primeiros meses da época em curso, o defesa contratado no verão passado ao Santa Clara fez o primeiro jogo pelo F. C. Porto no final de setembro, e logo na receção ao Liverpool, com Pepe lesionado e Mbemba castigado. Apesar da goleada sofrida (1-5), o técnico dos dragões elogiou-o no final, mas a verdade é que só voltou a utilizá-lo na eliminatória da Taça com o Sintrense, uma equipa do terceiro escalão nacional, em meados de outubro.
Seguiu-se novo jejum competitivo para Fábio Cardoso, interrompido no fim de semana passado, outra vez na Taça de Portugal, frente ao Feirense. Na passada quarta-feira, em Liverpool, começou no banco, mas teve de saltar para o relvado a meio da primeira parte, depois de Pepe se ter ressentido de uma lesão, que o juntou a Marcano no lote de indisponíveis.
O teste da continuidade chega domingo, na receção ao Vitória, quando o central fizer o terceiro jogo seguido na equipa azul e branca, algo que ainda nem sequer esteve perto de acontecer. A partida com os vitorianos é importante para o F. C. Porto, que não pode escorregar se quiser manter o primeiro lugar do campeonato, seguindo-se a uma derrota europeia que, sendo negativa, deixou tudo em aberto na Liga dos Campeões.