O F. C. Porto recebeu e bateu o Real SC, este domingo, por 4-1. Num estádio do Dragão bem composto, um bis de Verónica, assim como os golos de Inês Oliveira e de Cristina, colocam as azuis e brancas em vantagem no Playoff de campeão da Terceira Divisão. A segunda mão está agendada para dia 8 de junho.
Corpo do artigo
Numa manhã quente e convidativa, quase 15 mil (14, 462) pessoas aderiram em peso ao Estádio do Dragão para assistir à primeira mão do Playoff de campeão da Terceira Divisão de futebol feminino, onde F. C. Porto e Real SC protagonizaram um espetáculo repleto de golos. No final, as azuis e brancas, embaladas pelos primeiros 45 minutos, acabaram por vencer e levam uma boa vantagem para o segundo encontro.
Ainda nem toda a gente tinha entrado no estádio e as redes já balançavam. No seguimento de uma bola jogada coletiva, Verónica Khudyakova, goleadora de serviço das portuenses, abriu o ativo num remate acrobático aos 3 minutos da partida.
Não intimidadas, as jogadoras do Real SC procuraram responder à entrada forte das adversárias e, a bem da verdade, até conseguiram ter bola e criar algum perigo. Aos 8 minutos, Sandrielly encheu o pé para enviar uma bola à barra, deixando, assim, um claro aviso.
E foi num momento em que a primeira parte estava partida e com atividade nos dois lados que Catarina Pereira, de livre direto, imitou a adversária e mandou um remate ao travessão. Um prenúncio do que estaria por vir, já que na sequência, após um pontapé de canto, Verónica (23 m) aproveitou uma sobra para bisar na partida.
Com um ascendente claro no jogo, o F. C. Porto voltaria a marcar num belo gesto técnico de Inês Oliveira (35 m). À entrada da área, a médio dominou de peito, orientou para dentro e em arco desviou a bola de Gabriela Cutura.
No regresso dos balneários, as forasteiras foram atrás do prejuízo e colheram os frutos de uma boa entrada. Maisa, num golpe de cabeça, aproveitou uma má abordagem da guarda-redes Tatiana Beleza para encurtar diferenças e, consequentemente, ganhar algum alento para ir atrás do resultado.
No entanto, a resposta das dragonas foi rápida e eficaz. Num lance bem desenhado, a capitã Cláudia Lima ativou Adriana Semedo, que, num grande sprint, foi até à quina da área para tirar um cruzamento de régua e esquadro para Cristina Ferreira anotar o quarto sem grandes dificuldades.
Até ao fecho, o ritmo de jogo diminui e o marcador não mais voltaria a sofrer alterações.
O jogo da segunda mão está marcado para dia 8 de junho, no Complexo Desportivo do Real SC.

