O F. C. Porto manteve o saudável hábito de ganhar em casa a equipas italianas e conseguiu uma vitória que lhe dá vantagem antes da viagem da próxima semana à capital transalpina, que decidirá a passagem aos oitavos de final da segunda competição da hierarquia europeia.
Corpo do artigo
Depois da Roma, há três anos, da Juventus, na época passada, e do Milan, já na temporada em curso, esta quinta-feira foi a vez da Lazio cair no Dragão, num jogo em que a equipa romana esteve a vencer, mas não conseguiu suster a boa reação portista. A reviravolta foi obra do espanhol Toni Martínez, que saltou para o onze azul e branco, mais de dois meses depois da última titularidade, e assinou dois golos preciosos, ambos após assistências de João Mário.
14600738
O reencontro de Sérgio Conceição com os "laziale" confirmou que o técnico do F. C. Porto não está inclinado a fazer um investimento total na Liga Europa. Sem três dos titulares do clássico com o Sporting (Vitinha, Taremi e Evanilson), os dragões entraram mal no jogo e ficaram a perder de forma algo natural, aos 23 minutos, quando Zaccagni, substituto do adoentado Immobile no ataque italiano, aproveitou a apatia da defesa portista num canto e abriu o marcador com uma finalização artística.
O golo funcionou como um despertador para a equipa da casa, que só depois de o sofrer se lembrou que havia uma baliza para atacar do outro lado do relvado. Apagado até então, Toni Martínez descobriu a luz do empate num cabeceamento certeiro e restabeleceu a confiança dos portistas, que a partir daí foram quase sempre superiores a um adversário que troca bem a bola e mostrou qualidade nas saídas a jogar a partir de trás, bem ao estilo do treinador Maurizio Sarri.
14600788
Já com Vitinha e Galeno em campo, numa dupla mudança de Conceição que permitiu a passagem de Otávio para a zona central e deu uma maior capacidade de pressão aos dragões, a segunda parte começou com o bis do avançado espanhol. O 2-1 pareceu abrir caminho a um triunfo mais categórico do F. C. Porto e o terceiro golo não esteve longe de acontecer, primeiro pelo próprio Toni e depois em remates infelizes de Pepê e Uribe. O terço final do encontro trouxe de novo o equilíbrio, com a Lazio à procura do empate, sem grandes oportunidades, e os dragões mais interessados em preservar a vantagem. Na próxima quinta-feira, logo se verá se a margem mínima é valiosa ou insuficiente para seguir em frente na competição.
Positivo
A qualidade dos cruzamentos de João Mário foi bem correspondida nas finalizações de Martínez. Pedro já não é o mesmo dos tempos do Barça, mas ainda joga muito.
Negativo
A desconcentração dos dragões no golo da Lazio foi evidente. Pepê voltou a não convencer e Galeno revela falta de ritmo. Fábio Vieira teve pouca bola e saiu ao intervalo.
Árbitro
Arbitragem sem casos polémicos, nem intervenções do VAR. Critério disciplinar esteve longe de ser uniforme.