O F. C. recebeu e venceu o Antuérpia, por 2-0, na quarta jornada do Grupo H da Liga dos Campeões. Evanilson, na marcação de grande penalidade, e Pepe apontaram os tentos da partida. Com este resultado, os dragões colam-se ao Barcelona na liderança do grupo, com nove pontos.
Corpo do artigo
No final do encontro, Evanilson, Pepe, João Mário e Sérgio Conceição analisaram a vitória frente ao Antuérpia.
Pepe aparece ao segundo poste, após um canto batido à maneira curta, e sentencia o enconto. O segundo golo portista surgiu na resposta à ameaça de Muja. O central dos dragões estreia-se a marcar na presente temporada e torna-se no jogador mais velho a faturar na Liga dos Campeões.
Veja o golo:
O árbitro italiano Maurizio Mariani adiciona mais seis minutos à segunda parte da partida.
Termina a partida no Estádio do Dragão. Apesar da vantagem mínima à ida para o descanso, o F. C. Porto não vacilou e voltou a superiorizar-se ao Antuérpia, que ficou com menos um elemento em campo, com a expulsão de Ekkelenkamp, à passagem dos 50 minutos de jogo. Evanilson destacou-se como a maior ameaça ofensiva da formação portista, mas foi da cabeça de Pepe que surgiu a setença final no encontro. Na sequência de um canto, o central apareceu ao segundo poste e bateu o guardião Lammers. Ainda antes do tento final da partida, a formação belga assustou e quase que chegou ao empate. Num lance de ataque rápido, Muja atirou a centímetros da baliza defendida por Diogo Costa. Na primeira parte, de grande penalidade, Evanilson apontou o primeiro golo dos dragões
Com este resultado, e depois da derrota do Barcelona diante do Shakhtar Donetsk, por 1-0, o F. C. Porto cola-se ao emblema espanhol na liderança do Grupo H, com nove pontos. Já o Antuérpia, a par do Union Berlin, que joga nesta quarta-feira, continua sem somar qualquer ponto na competição.
Mark van Bommel esgota as alterações, com ainda 15 minutos por jogar. Saem Ilenikhena e Kerk e entram Janssen e Ejuke.
Após um falhanço de Pepê, que na marca de grande penalidade atirou por cima, Muja saiu em ataque rápido e atirou a centímetros do poste da baliza de Diogo Costa.
À entrada do miolo portista, Francisco Conceição rasteirou o adversário e viu o cartão amarelo.
Sérgio Conceição esgota as substituições da formação portista. Saem André Franco, Zaidu e Evanilson para a entrada de Namaso, Jorge Sánchez e Fran Navarro. O avançado espanhol estreia-se na Liga dos Campeões.
Francisco Conceição rompe na área adversária e, perante a tentativa de corte do defesa belga, deixa-se cair. Apesar dos pedidos de grande penalidade, o árbitro nada assinalou.
André Franco correspondeu a um cruzamento de João Mário, a partir da ala direita, mas atirou ao lado da baliza belga.
Lançado pelo miolo portista, após iniciativa individual de Francisco Conceição, Evanilson esteve nos pés o segundo tento do F. C. Porto. Na cara do guardião belga, o avançado brasileiro atirou para grande defesa de Lammers.
Sérgio Conceição mexe no ataque portista. Sai Mehdi Taremi e entra Francisco Conceição.
Mark van Bommel volta a mexer na formação belga. Saem Wijndal e Balikwisha e entram Corbanie e Muja.
O médio Jurgen Ekkelenkamp, após entrada dura sobre Zaidu, no meio-campo portista, é sancionado com vermelho direto e deixa os belgas em inferioridade numérica. Maurizio Mariani mostrou um amarelo mas, alertado pelo VAR, alterou a decisão final.
David Carmo travou o adversário em falta e foi sancionado com cartão amarelo. O defesa luso ficará de fora da próxima partida, frente ao Barcelona, por acumulação de amarelos.
Zaidu, lateral esquerdo dos dragões, apareceu no interior da grande área mas não deu a melhor sequência a um cruzamento de Eustáquio. O lateral nigeriano cabeceu à figura de Lammers.
Depois de uma saída em velocidade dos avançados portistas, Wijndal travou Evanilson em falta. O lateral esquerdo foi sancionado com um cartão amarelo.
Mark van Bommel, no início da segunda parte, opta por fazer alterações na defesa. Sai Ritchie De Laet e entra Jelle Bataille.
O Antuérpia, num lance de insistência, colocou em sentido a defesa azul e branca. Na resposta, Taremi foi lançado em velocidade mas não conseguiu ultrapassar o último homem da defesa belga.
Apesar do início nervoso, que podia ter saído caro caso Balikwisha conseguisse converter a oportunidade inicial dos belgas, o F. C. Porto assumiu as despesas do jogo. Os dragões somaram inúmeras oportunidades para inaugurar o marcador, principalmente pelos pés de Mehdi Taremi. No entanto, o avançado iraniano não conseguiu fazer o gosto ao pé.
O primeiro tento da partida foi apontado por Evanilson, aos 32 minutos do encontro. O avançado brasileiro converteu a grande penalidade conquistada por Eustáquio e colocou o F. C. Porto na frente da partida. Na sequência de um remate de Pepê, no momento de recarga, o médio azul e branco foi rasteirado dentro da grande área belga. O Antuérpia tem tentado explorar a velocidade dos avançados, principalmente de Balikwisha, mas não conseguiram levar grande perigo à baliza defendida por Diogo Costa.
Esta época, em casa, depois da vitória diante do Portimonense, é apenas a segunda vez que os dragões chegam ao descanso em vantagem.
Depois de uma perda de bola no meio-campo azul e branco, Balikwisha apareceu com perigo na área mas o remate foi ao lado da baliza de Diogo Costa.
Após uma boa jogada coletiva, Taremi não conseguiu dar o melhor seguimento a uma cruzamento de Zaidu. O avançado iraniano atirou à figura do guardião belga.
Lançado por André Franco, Pepê rompe em velocidade e remata para grande defesa de Lammers. No momento da recarga, Eustáquio é rasteirado por Coulibaly. Evanilson converteu o castigo máximo e adiantou os azuis e brancos no marcador.
O avançado brasileiro apontou o quarto golo nesta edição da Liga dos Campeões, todos frente ao Antuérpia.
Veja o golo:
O médio Yusuf remata à entrada da área portista, mas sem sucesso. O Antuérpia tenta responder ao golo de Evanilson.
O árbitro italiano Maurizio Mariani acrescentou mais dois minutos ao primeiro tempo.
Lançado nas costas da defesa belga, ainda fora da grande área, Taremi armou um potente remate que atingiu as malhas laterais da baliza defendida por Lammers.
Num lance de insistência na área belga, sem oposição, Taremi não acerta na baliza defendida por Lammers. O lance foi invalidado por posição irregular do iraniano.
O médio Yusuf, do Antuérpia, foi sancionado com o primeiro amarelo da partida, após rasteirar Evanilson.
Erro de Lammers na reposição e, na cara do guardião belga, de pé esquerdo, Evanilson atirou ao lado na melhor oportunidade do encontro, até ao momento.
Maurizio Mariani apita para o começo da partida. Antuérpia com o pontapé de saída.
Lançado na ala esquerda, Zaidu entrou na área adversária mas não conseguiu finalizar. O lance foi anulado por posição irregular do lateral nigeriano.
O F. C. Porto entrou melhor na partida e, com um ataque rápido, chegou com perigo à área defendida pela equipa belga. Na fase de construção, as duas equipas têm cometido erros.
Mark van Bommel, face ao último jogo com os dragões, devido a vários problemas físicos, foi obrigado a fazer alterações no elenco inicial. Lammens é estreia na baliza do Antuérpia.
Confira o onze: Lammens; Ritchie De Laet, Wijndal, Van Den Bosch, Coulibaly; Yusuf, Ekkelenkamp, Vermeeren; Kerk, Ilenikhena e Balikwisha.
Suplentes: De Wolf, Devalckeneer; Muja, Janssen, Ejuke, Bataille, Corbanie, Tuypens e Horemans.
O Barcelona, líder isolado do Grupo H com nove pontos, perdeu no terreno do Shakhtar Donetsk, por 1-0. O golo da vitória foi apontado por Danylo Sikan, à passagem dos 40 minutos de jogo. Com este resultado, os ucranianos colam-se ao F. C. Porto no segundo lugar do grupo, com seis pontos.
Em caso de vitória no duelo com o Antuérpia, os dragões podem igualar a formação catalã no topo da classificação, também com nove pontos.
Com adeptos ainda a entrar no estádio, os dragões sobem para o aquecimento no relvado, onde já se encontravam os guarda-redes Diogo Costa e Cláudio Ramos. Os atletas do Antuérpia também já estão em campo, a fazer exercícios de aquecimento.
O apito inicial do italiano Maurizio Mariani está agendado para as 20 horas.
Face às ausências de Wendell e Galeno, Sérgio Conceição opta por Zaidu e André Franco no onze inicial portista. João Mário volta à ala direita da formação azul e branca.
Confira o onze: Diogo Costa; João Mário, Pepe, David Carmo, Zaidu; Alan Varela, Eustáquio, André Franco, Pepê; Evanilson e Taremi.
Suplentes: Cláudio Ramos; Fábio Cardoso, Grujic, Francisco Conceição, Sánchez, Nico González, Namaso, Fran Navarro, Romário Baró, Toni Martínez, Gonçalo Borges e Bernardo Folha.
Boa tarde, iniciamos aqui o acompanhamento ao minuto do jogo entre o F. C. Porto e o Antuérpia, a contar para a quarta jornada do Grupo H da Liga dos Campeões, no Estádio do Dragão.
Depois da vitória em Antuérpia (1-4), com uma reviravolta na segunda parte, os dragões voltam a defrontar a formação belga, que não tem qualquer ponto conquistado na prova milionária. Em caso de vitória, a formação portista fica mais próxima do apuramento para os oitavos de final da competição. O F. C. Porto é o segundo classificado do grupo, com seis pontos.
O encontro está agendado para as 20 horas desta terça-feira e será apitado pelo italiano Maurizio Mariani, que contará com os assistentes Daniele Bindoni e Alberto Tegoni, enquanto no videoárbitro (VAR) estará Paolo Valeri, assistido por Massimiliano Irrati.