O central argentino Nicolás Otamendi, do Vélez Sarsfield, é o mais recente alvo do F. C. Porto, juntando-se a Rafael Toloi, do Goiás, na lista de compras para o eixo da defesa. O presidente do Velez confirma o interesse, mas diz que não recebeu qualquer proposta.<br />
Corpo do artigo
O F. C. Porto tem vários alvos definidos para substituir Bruno Alves no eixo da defesa e um dos jogadores referenciados é Nicolás Otamendi, de 22 anos, titular da selecção argentina no último Mundial. É uma das estrelas do Vélez Sarsfield, um central autoritário e bem dotado tecnicamente capaz de jogar como defesa direito. “Hoje [ontem] o empresário Marcelo Simonian transmitiu-nos o interesse do F. C. Porto no jogador. Mas nós não negociámos com agentes. Aguardamos por uma oferta do clube”, confirmou, ao JN, Fernando Raffaini, presidente do emblema de Buenos Aires.
O passe do futebolista está avaliado em dez milhões de euros, o que pode constituir um entrave numa possível transferência para o Dragão, embora o clube necessite de liquidez financeira e possa baixar o preço. “O Saragoça foi o único clube que nos fez uma oferta concreta. Ofereceu-nos seis milhões de euros, mas recusámos”, revelou o presidente do Vélez Sarsfield, esclarecendo que “o clube detém 100% dos direitos económicos” do jogador, o que dá uma margem de conforto numa possível negociação.
Toloi ainda sem oferta
Otamendi também tem sido seguido pelo poderoso Milan e é mais um nome a juntar-se à lista de compras do F. C. Porto para preencher o vazio deixado pelo central Bruno Alves, transferido para o Zenit por 22 milhões de euros. Além do internacional argentino, a SAD também está atenta a Rafael Toloi, de 19 anos, uma das grandes promessas do Goiás. “Ainda não recebemos nenhuma proposta do F. C. Porto. Já nos encontrámos com Juan Figger, o agente do jogador, e ele não nos apresentou nada nem nos falou de qualquer interesse. Por isso, continuamos a aguardar”, explicou ontem, ao JN, Syd de Oliveira Reis, presidente do clube brasileiro.
O Goiás avaliou o passe do jogador em oito milhões de euros, mas a transferência pode fazer-se por metade do valor. O clube apenas detém metade dos direitos económicos, enquanto a outra parte pertence a Juan Figger, um agente muito bem relacionado com o F. C. Porto e que participou nas transferências de Hulk e Walter. No entanto, Nicolás Otamendi pode levar vantagem sobre o brasileiro por se tratar de um jogador mais experiente, com um estatuto já construído e capaz de oferecer garantias no imediato.
Dupla de centrais mantém-se
Entretanto, o F. C. Porto já prepara a deslocação à Figueira da Foz (sábado, 19.15 horas, Sport TV1), onde defronta a Naval e a dupla de centrais constituída por Maicon e Rolando vai continuar a merecer a confiança do treinador André Villas-Boas. O primeiro deles exibiu-se em bom plano diante do rival Benfica e é a solução encontrada para preencher no imediatio a vaga deixada por Bruno Alves. O defesa-central brasileiro já tem muitas rotinas de jogo adquiridas na época passada, quando foi contratado ao Atlético Mineiro depois de uma passagem pelo Nacional, e tem características que encaixam no estilo de jogo definido pelo treinador.
No entanto, o F. C. Porto precisa mesmo de mais um central capaz de ser uma mais-valia. Até ao momento, os dragões só têm três centrais: Rolando, Maicon e Sereno. Por isso, urge equilibrar o plantel com mais um jogador para aquela posição. Os próximos dias serão decisivos para a consumação do negócio.